Mundo

Trump cumprimenta novo presidente francês por sua 'grande vitória'

"Estou ansioso por trabalhar com ele", disse o presidente norte-americano a Emmanuel Macron

Agência France-Presse
postado em 07/05/2017 19:54

O presidente americano, Donald Trump, cumprimentou neste domingo o centrista Emmanuel Macron por sua vitória nas eleições na França. "Parabéns a Emmanuel Macron por sua grande vitória hoje como o próximo presidente da França", tuitou o presidente republicano. "Estou ansioso por trabalhar com ele".

A Casa Branca, por sua vez, destacou a vontade de trabalhar com o novo presidente e de continuar "a estreita colaboração com o governo francês". Trump acenou em várias ocasiões a ideia de que poderiam ocorrer outras sacudidas políticas no mundo, após a surpresa que provocou sua própria vitória e a votação no Reino Unido a favor do Brexit.

Apesar de não ter tomado posição na corrida presidencial francesa, havia dado a entender que o atentado recente em Paris beneficiaria a candidata de extrema direita Marine Le Pen.

O ex-presidente Barack Obama, enquanto isso, expressou com clareza seu apoio a Macron. "Ele defendeu os valores progressitas, destacou o importante papel que a França joga na Europa e no mundo", afirmou Obama em uma declaração em vídeo, em que terminou dizendo "Viva a França".

"Parabéns ao presidente eleito @EmmanuelMacron e ao povo da França", tuitou o ex-presidente Bill Clinton. O senador por Vermont, Bernie Sanders, que perdeu para Hillary Clinton a candidatura presidencial democrata no ano passado, tuitou: "Parabéns ao povo da França que hoje, por uma votação esmagadora, rejeitou o racismo e a xenofobia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação