Mundo

Financiar a ONU é mais importante do que gastar em defesa, diz UE

Mogherini enviou a mensagem em uma reunião do Conselho de Segurança, na qual também destacou o apoio da União Europeia ao acordo nuclear do Irã e o acordo de Paris sobre mudança climática

Agência France-Presse
postado em 09/05/2017 17:12
Nações Unidas, Estados Unidos -A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que mantenham o financiamento para as agências da ONU, alegando que o trabalho de assistência é às vezes mais importante para a paz do que o gasto em defesa.

Mogherini enviou a mensagem em uma reunião do Conselho de Segurança, na qual também destacou o apoio da União Europeia ao acordo nuclear do Irã e o acordo de Paris sobre mudança climática.

"É essencial para nós continuar investindo nas agências da ONU. São tão importantes para a paz global como os gastos de defesa, e às vezes até mais", disse, esclarecendo que falava "diretamente" aos "amigos americanos".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito grandes cortes no orçamento para a diplomacia e a programas ajuda externa, enquanto busca um aumento de 54 bilhões de dólares em gasto militar.

Os Estados Unidos são o maior contribuinte das Nações Unidas, pagando 22% dos 5,4 bilhões de dólares de seu orçamento básico e 28,5% dos 7,9 bilhões de seu orçamento para a manutenção da paz.

Mogherini alegou que apoiar a ONU é um "investimento crucial" na segurança europeia e ressaltou que as contribuições voluntárias dos países do bloco equivalem à metade do orçamento total da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação