Mundo

Blogueiro russo é condenado à prisão por caçar Pokémons em igreja

Ruslan Sokolovski, de 22 anos, foi declarado culpado de "incitação ao ódio e de insultar os sentimentos religiosos dos fiéis"

Agência France-Presse
postado em 11/05/2017 09:14
Ruslan Sokolovski, de 22 anos, foi declarado culpado de

Um tribunal de Ekaterinburgo, nos Urais, condenou nesta quinta-feira a três anos e meio de prisão condicional um blogueiro russo que caçou Pokémons em uma igreja e divulgou suas ações em um vídeo na internet.

Ruslan Sokolovski, de 22 anos, foi declarado culpado de "incitação ao ódio e de insultar os sentimentos religiosos dos fiéis". "Foi decidido condená-lo a três anos e meio e a prisão condicional", anunciou a juíza Ekaterina Shoponiak.

Sokolovski, ateu reivindicado, viu na televisão que era juridicamente perigoso jogar Pokémon Go em uma igreja, razão pela qual decidiu tentar fazer isso no verão passado na catedral de Ekaterinburgo, construída no lugar da execução em 1918 do último czar da Rússia, Nicolau II, e de sua família.

[SAIBAMAIS]O blogueiro filmou a si mesmo pegando várias criaturas virtuais, inclusive durante uma missa, e com uma trilha sonora que repete uma oração falsa cheia de maldições.

Sua condenação estará acompanhada de um período de três anos durante os quais Ruslan Sokolovski não poderá mudar de emprego ou residência sem uma autorização judicial ou participar de manifestações, segundo a juíza.

"Não se trata de piedade ou de um esforço sincero (da justiça) de proteger a liberdade de religião na Rússia (...). Trata-se de um novo ataque contra a liberdade de expressão", reagiu a ONG Anistia Internacional.

Sokolovski, que se declarou inocente, disse no início de seu julgamento, em março, que divulgou o vídeo "com um objetivo crítico e polêmico".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação