Mundo

Maduro garante que Venezuela terá eleições presidenciais em 2018

Em dezembro passado deveriam ter ocorrido eleições para governadores, mas o poder eleitoral - que a oposição acusa de servir ao governo - suspendeu a votação por prazo indeterminado

Agência France-Presse
postado em 13/05/2017 10:28
Em dezembro passado deveriam ter ocorrido eleições para governadores, mas o poder eleitoral - que a oposição acusa de servir ao governo - suspendeu a votação por prazo indeterminado
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu nesta sexta-feira que em 2018 haverá eleições presidenciais na Venezuela, como determina a lei, em resposta às denúncias da oposição de que pretende evitar a votação com a convocação para uma Assembleia Constituinte.

"Em 2018, chova, trovoe ou relampeje, na Venezuela haverá eleições presidenciais", afirmou Maduro durante reunião da comissão presidencial que promove a Constituinte, no Palácio Presidencial de Miraflores.

Em dezembro passado deveriam ter ocorrido eleições para governadores, mas o poder eleitoral - que a oposição acusa de servir ao governo - suspendeu a votação por prazo indeterminado.

Em 2017 deveriam ocorrer eleições municipais e a votação presidencial está programada para o final de 2018.

Segundo a oposição, a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte "popular" é uma manobra de Maduro para evitar eleições presidenciais, quando sete a cada dez venezuelanos rejeitam a atual governo.

Maduro enfrenta desde 1; de abril passado uma onda de protestos que já deixou 38 mortos e centenares de feridos e detidos.

O líder opositor Henrique Capriles afirma que com a Constituinte, convocada em 1; de maio, o governo pretende mudar o modelo eleitoral na Venezuela.

A metade dos 500 constituintes que reformarão a Constituição de 1999 será eleita entre "setores sociais", que segundo a oposição estão controlados pelo governo. A outra metade sairá em eleições municipais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação