Publicidade

Estado de Minas

Partido de Angela Merkel vence eleição regional chave na Alemanha

A União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel conquistou 34,5% dos votos, enquanto o Partido Social Democrata (SPD) de Martin Schulz acumulou 30,5%


postado em 14/05/2017 15:10

(foto: AFP / Alexander NEMENOV)
(foto: AFP / Alexander NEMENOV)

 
O partido conservador da chanceler alemã, Angela Merkel, venceu neste domingo uma eleição regional chave na Renânia do Norte-Westfália, infligindo, assim, uma grande derrota aos sociais-democratas em seu reduto a quatro meses das legislativas.
 
 
A União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel conquistou 34,5% dos votos, enquanto o Partido Social Democrata (SPD) de Martin Schulz acumulou 30,5%, o pior resultado de sua história na região, segundo as pesquisas das redes de televisão públicas ARD e ZDF.

Mais de 13 milhões de eleitores - um quinto dos inscritos na Alemanha - estavam convocados para eleger o novo parlamento da Renânia (centro-oeste), o estado mais populoso do país, além de ser uma bacia siderúrgica em plena reestruturação.

A vitória dos conservadores é um golpe para o Partido Social Democrata (SPD) e seu líder Schulz, nascido na região e que busca vencer Merkel nas legislativas e privá-la, assim, de um quarto mandato, o que este resultado frustraria.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade