Mundo

Segundo Nicolás Maduro, 'chavistas são os judeus do século XXI'

Maduro se referia a protestos ocorridos nas últimas semanas contra funcionários e ex-funcionários chavistas e seus familiares no exterior

Agência France-Presse
postado em 17/05/2017 07:17
O presidente encarregou sua chanceler, Delcy Rodríguez, de liderar
Caracas, Venezuela - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que os chavistas são os "judeus do século XXI", ao denunciar a "escalada fascista" contra partidários e familiares de funcionários do governo.


"Somos os novos judeus do século XXI (...). Não carregamos a estrela de David amarela, mas levamos o coração vermelho da vontade de lutar pela dignidade humana e vamos derrotar os nazistas do século XXI", declarou Maduro durante uma reunião do gabinete transmitida pela TV estatal.

Maduro se referia a protestos ocorridos nas últimas semanas contra funcionários e ex-funcionários chavistas e seus familiares no exterior. Este tipo de manifestação tem aumentado em meio a onda de protestos contra Maduro, que desde 1; de abril já deixou 42 mortos e centenas de feridos.

O presidente encarregou sua chanceler, Delcy Rodríguez, de liderar "uma cruzada (...) nacional e internacional contra o ódio fascista". Maduro voltou a acusar a oposição de promover o "terrorismo" como parte de um plano apoiado pelos Estados Unidos para derrubar seu governo.

A Venezuela atravessa uma profunda crise econômica, com escassez de alimentos e remédios, e uma inflação estimada pelo FMI em 720% para 2017. O Conselho de Segurança das Nações Unidas anunciou que discutirá a crise na Venezuela nesta quarta-feira, atendendo a uma solicitação dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação