Mundo

Trump: luta contra o terrorismo não é uma batalha entre religiões

Presidente americano Donald Trump fará neste domingo apelo à luta contra o "extremismo islâmico", ao destacar que luta contra o terrorismo "não é batalha entre religiões"

Agência France-Presse
postado em 21/05/2017 10:54
Presidente Donald Trump em visita à Arábia Saudita
O presidente americano Donald Trump fará neste domingo (21/5) em Riad um apelo à luta contra o "extremismo islâmico", ao destacar que a luta contra o terrorismo "não é uma batalha entre religiões", em um discurso que deve pronunciar para autoridades muçulmanas.

"Não é uma batalha entre diferentes religiões" ou "diferentes civilizações", afirmará Trump, de acordo com trechos do discurso divulgados pela Casa Branca, no segundo dia de sua visita à Arábia Saudita.
"É uma batalha entre criminosos bárbaros que tentam destruir a vida humana e pessoas de bem de todas as religiões que buscam protegê-la. É uma batalha entre o bem e o mal", destaca o discurso.
[SAIBAMAIS]
No aguardado discurso, Trump também deve estimular os líderes muçulmanos a "enfrentar a crise do extremismo islamita".

A expressão é notavelmente diferente de "terrorismo islâmico radical", termos utilizados com frequência por Trump durante a campanha eleitoral e que provocava receio no mundo muçulmano.

"Os líderes religiosos devem afirmar com grande clareza: a barbárie não provocará nenhuma glória (...) Se escolherem a via do terrorismo, sua vida estará vazia, sua vida será breve", completa o texto divulgado.

"Não estamos aqui para dar lições, não estamos aqui para dizer aos demais como viver (...) Estamos aqui para oferecer uma aliança baseada em nossos interesses comuns, e em nossos valores comuns", afirma.

O presidente republicano, de acordo com os trechos divulgados, prevê ainda fazer um apelo aos países da região para que assumam plenamente seu papel no combate contra o terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação