Mundo

Organização Mundial da Saúde escolhe novo diretor-geral

Três médicos estão no páreo para assumir o cargo: um da Etiópia, outro do Reino Unido, e outra médica do Paquistão

Agência France-Presse
postado em 23/05/2017 08:36
Genebra, Suíça - Os 194 Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) escolherão nesta terça-feira a portas fechadas a pessoa que substituirá a partir de julho a chinesa Margaret Chan, que comanda a agência da ONU há mais de 10 anos. Pela primeira vez, os Estados membros da OMS poderão escolher a partir de uma lista de três candidatos. Antes, o Conselho Executivo apresentava um único nome à Assembleia Mundial da Saúde, que procedia a nomeação final.


Os três candidatos na disputa são os médicos Tedros Adhanom Ghebreyesus (Etiópia, 52 anos), David Nabarro (Reino Unido, 67 anos) e a médica Sania Nishtar (Paquistão, 54 anos). A doutora Margaret Chan foi eleita pela primeira vez para o cargo em 2006 e concluirá o segundo mandato em 30 de junho.

A eleição do novo diretor ou diretora da OMS acontece durante a 70; Assembleia Mundial da Saúde (22 a 31 de maio). Durante a reunião, os membros da organização devem aprovar o orçamento para 2018/2019 e debater sobre vários temas, da resposta às emergências de saúde às doenças não transmissíveis, passando pela erradicação da varíola ou a luta contra a escassez mundial de medicamentos e vacinas.

Antes da votação, os três finalistas devem discursar aos representantes dos 194 Estados. "Só poderão entrar na sala as delegações dos Estados membros", disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic. A eleição acontecerá com portas fechadas e voto secreto.

A eleição do diretor-geral exige maioria de dois terços dos votos. Se nenhum candidato alcançar o número exigido, o candidato com menos votos será eliminado. Na votação seguinte, o candidato com maioria de dois terços será anunciado como novo diretor-geral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação