Mundo

Aung San Suu Kyi quer transformar Mianmar em Estado federal

Desde sua independência em 1948, o país onde vivem mais de 130 etnias diferentes, enfrenta revoltas de grupos exigindo mais autonomia

Agência France-Presse
postado em 24/05/2017 08:46
Naypyidaw, Mianmar - A líder birmanesa Aung San Suu Kyi considerou que o seu país está pronto para discutir a construção de um Estado federal, ao abrir nesta quarta-feira uma nova série de negociações de paz para acabar com os conflitos civis. "Nossos esforços coletivos começam a dar frutos", disse, embora nos últimos meses tenha havido um ressurgimento das tensões em muitas regiões de fronteira.


"Chegamos a um estágio em que podemos discutir os princípios federais, que são tão importantes para o nosso país", afirmou para centenas de representantes de diferentes grupos étnicos, reunidos durante cinco dias em Naypyidaw, a capital birmanesa. Desde sua independência em 1948, o país onde vivem mais de 130 etnias diferentes, enfrenta revoltas de grupos exigindo mais autonomia.

Depois de décadas de combates e complexos debates, não há um projeto claro de Estado federal. No entanto, a ascensão histórica ao poder do partido de Aung San Suu Kyi, há um pouco mais de um ano, levanta grandes esperanças. Os diferentes grupos evocaram pela primeira vez esta semana a possibilidade dos estados elaborarem sua própria Constituição.

"Esta é uma etapa histórica na história pós-colonial de Mianmar", considerou Angshuman Choudhury, especialista neste país para o Instituto da Paz e Estudos sobre Conflitos, com sede em Delhi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação