Mundo

EUA e Vietnã assinam acordos de US$ 8 bilhões

Os acordos foram divulgados durante uma visita do primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc à Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 01/06/2017 08:00
Washington, Estados Unidos - Estados Unidos e Vietnã assinaram nesta quarta-feira acordos que alcançam oito bilhões de dólares, incluindo um grande contrato com a Vietjet, companhia aérea famosa pelas aeromoças que usam biquínis, anunciaram fontes do governo. Os acordos foram divulgados durante uma visita do primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc à Casa Branca, em uma viagem com o objetivo de aumentar os laços comerciais depois que o presidente Donald Trump retirarou os Estados Unidos do acordo comercial Ásia-Pacífico (TTP).


Phuc é o primeiro líder do sudeste asiático a visitar a Casa Branca no governo Trump. A Vietjet assinou um acordo de 12 anos, avaliado em 3,58 bilhões de dólares, para receber motores da CFM International, empresa conjunta da General Electric e da francesa Safran.

A empresa também assinou um acordo de um bilhão de dólares com a GE Capital Aviation Services para financiamento de aeronaves. "Acredito que o acordo promoverá o intercâmbio comercial e econômico entre os dois países e criará milhões de empregos para ambos", disse a diretora executiva da Vietjet, Nguyen Thi Phuong Thao, a primeira e única bilionária do país comunista.

Os outros acordos, nas áreas médica, de ciência e tecnologia, acadêmica e de energia, foram anunciados no momento em que Washington privilegia os acordos bilaterais aos tratados com blocos. Trump visitará o Vietnã em novembro para a reunião de cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação