Mundo

Trump não vai transferir a embaixada americana a Jerusalém no momento

Trump "manifestou em várias ocasiões sua intenção de transferir a embaixada, a questão não é saber se fará isso ou não, mas saber quando", acrescentou a nota oficial

Agência France-Presse
postado em 01/06/2017 11:59
Washington, Estados Unidos - O presidente americano Donald Trump decidiu não transferir no momento a embaixada dos Estados Unidos em Israel para Jerusalém, ao contrário do que havia prometido durante a campanha eleitoral, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira.


Donald Trump assinou uma cláusula derrogatória que mantém a embaixada americana em Tel Aviv por mais seis meses, de acordo com a prática de todos os presidentes dos Estados Unidos que, desde o final dos anos 90, assinam a cada seis meses essa exceção.

"O presidente Trump tomou esta decisão para maximizar as possibilidades de negociar com êxito um acordo entre Israel e os palestinos", afirmou a Casa Branca em comunicado. Trump "manifestou em várias ocasiões sua intenção de transferir a embaixada, a questão não é saber se fará isso ou não, mas saber quando", acrescentou a nota oficial.
Os palestinos, os dirigentes árabes e até mesmo o ex-secretário de Estado americano John Kerry alertou em várias ocasiões sobre o risco de que haja uma explosão da violência caso a embaixada seja transferida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação