Mundo

Mil empresas, estados e cidades denunciam 'erro' de Trump sobre o clima

Entre os signatários do texto estão os governadores de Nova York e da Califórnia e empresas como Nike, Google e Apple

Agência France-Presse
postado em 05/06/2017 17:16
Governadores, prefeitos, empresas e universidades denunciaram na segunda-feira (5/6) em uma carta com mais de mil assinaturas o "grave erro" do presidente Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris sobre el clima, e prometeram à ONU lutar para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.
Em uma carta aberta intitulada "Ainda estamos dentro" e coordenada pelo bilionário Michael Bloomberg, atual enviado especial da ONU para o clima e ex-prefeito de Nova York, os signatários asseguram que continuarão "apoiando ações pelo clima para cumprir o Acordo de Paris".

A carta foi enviada ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e à encarregada climática da organização, a mexicana Patricia Espinosa.

[SAIBAMAIS]"Na ausência de liderança de Washington, estados, cidades, universidades e empresas que representam uma porcentagem significativa da economia americana buscarão metas ambiciosas pelo clima, trabalhando juntos em favor de ações concretas e para garantir que os Estados Unidos continuem sendo um líder global na redução de emissões", diz a carta.

Os signatários do texto - entre eles os governadores de Nova York e da Califórnia e empresas como Nike, Google e Apple - ressaltam que nos Estados Unidos são as autoridades locais e as empresas as maiores responsáveis por uma importante redução das emissões, e que continuarão acelerando sua luta nos próximos anos, independentemente do que o governo federal decidir.

Paralelamente, ao menos 211 prefeitos adotaram o Acordo de Paris para suas cidades e 13 governadores estatais - democratas e republicanos - se uniram em uma "Aliança pelo Clima" para lutar contra o aquecimento do planeta. Um total de 17 governadores difundiram comunicados individuais em apoio ao Acordo de Paris.

Bloomberg disse na sexta-feira passada que doaria ao departamento da ONU encarregado do combate às mudanças climáticas 15 milhões de dólares, que equivale à quantia que o organismo deixará de receber dos Estados Unidos.

"Assistimos a uma reação maciça à decisão de Trump", apontou Steven Cohen, diretor-executivo do Earth Institute, especializado em mudanças climáticas na Universidade de Columbia, em Nova York.

"Trump provocou involuntariamente uma aceleração da redução de gases de efeito estufa", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação