Mundo

Trump quer reconstruir relações com Moscou, afirma Tillerson

"O presidente foi claro comigo: 'Não deixe que o que acontece aqui no âmbito político te impeça de fazer seu trabalho nesta relação'", disse

Agência France-Presse
postado em 06/06/2017 09:05
O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, afirmou nesta terça-feira na Nova Zelândia que o presidente Donald Trump pediu que ele ignorasse os problemas em Washington para tentar reconstruir a relação com a Rússia.

O ex-chefe do FBI James Comey deve apresentar no Congresso sua versão, que para muitos seria explosiva, sobre a questão russa nas eleições presidenciais americanas.

Em uma visita a Nova Zelândia, os jornalistas perguntaram a Tillerson se ele pensa que a administração do presidente Trump pode cair por causa do suposto caso de interferência russa nas eleições presidenciais do ano passado.

"O presidente foi claro comigo: ;Não deixe que o que acontece aqui no âmbito político te impeça de fazer seu trabalho nesta relação;", disse.

Tillerson afirmou que não poderia fazer comentários sobre as investigações em andamento, ao destacar que "não estava realmente (...) implicado com o tema".

"O presidente foi claro comigo a respeito do fato de que a Rússia é um importante ator mundial e que hoje em dia nossas relações com a Rússia estão muito prejudicadas", disse.

"O presidente me pediu para começar um processo de compromisso com a Rússia para estabilizar as relações de maneira que não se deteriorem ainda mais", insistiu Tillerson.

Trump deseja que o chefe da diplomacia identifique "temas de interesse comum com os quais talvez poderíamos estabelecer um certo nível de confiança", informou Tillerson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação