Mundo

Catar rejeita intervenção em sua política externa

"Ninguém tem o direito de intervir na nossa política externa", declarou o xeque Mohammed ben Abderrahmane Al-Thani em entrevista à AFP em Doha

Agência France-Presse
postado em 08/06/2017 16:24
O Catar rejeita toda intervenção em sua política externa, declarou nesta quinta-feira à AFP seu ministro das Relações Exteriores, em um contexto de grave crise no Golfo entre o seu país, acusado de apoiar o terrorismo, e a Arábia Saudita e os seus aliados.

"Ninguém tem o direito de intervir na nossa política externa", declarou o xeque Mohammed ben Abderrahmane Al-Thani em entrevista à AFP em Doha.

Ele excluiu, no entanto, que a tormenta atual possa resultar em um conflito armado. "Uma solução militar não é uma opção garantiu".

Nesta entrevista, o chefe da diplomacia do Catar também afirmou que o país pode suportar "eternamente", apesar do bloqueio imposto por Riad e seus aliados, e acrescentou que seu país respeita seus compromissos internacionais e não suspenderá suas entregas de gás aos Emiratos Árabes Unidos, um dos três países do Golfo que rompeu relações com Doha.

A crise veio à tona quando a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito romperam abruptamente suas relações diplomáticas com o Catar, acusando o país de apoiar o terrorismo. Estes países impuseram restrições aéreas e fecharam suas fronteiras terrestres e marítimas com o pequeno emirado.

Os sauditas e os seus aliados consideram que o Catar tem que "mudar de política" e seguir a mesma linha que os seus vizinhos a respeito dos movimentos islamitas radicais e em sua relação com o Irã, grande rival xiita do reino saudita, majoritariamente sunita.

"Esperamos que nossos irmãos do Catar tomem as medidas corretas para acabar com esta crise", disse o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir.

Os Emirados Árabes Unidos, país mais crítico com o Catar, mantêm uma posição extrema, qualificando as autoridades de Doha como "campeãs do extremismo e do terrorismo na região".

A Arábia Saudita fechou nesta segunda-feira os escritórios da Al Jazeera, que informou nesta quinta-feira ter sido vítima de um amplo ciberataque, sem poder revelar a sua origem.

Segundo um funcionário de alto escalão da região consultado pela AFP, a crise se explica pela "influência" que o antigo emir catariano Hamad bin Khalifa Al-Thani, de 65 anos, exerce sobre o seu filho, o xeque Tamim, de 37, que chegou ao poder em 2013 depois da abdicação de seu pai.

O xeque Hamad conseguiu colocar o Catar no mapa local e internacional impulsionando o seu papel mediador em várias crises e aparecendo na linha de frente das revoltas árabes de 2011.

Resolver diferenças



A crise começou nesta semana quando Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Bahrein, Mauritânia e Maldivas decidiram romper as suas relações diplomáticas com o Catar e, no caso de alguns países, aplicar sanções econômicas e restrições no tráfego aéreo.

O presidente americano, Donald Trump, que apoiou a decisão de isolar o Catar, oferece agora a sua ajuda para sair da crise.

Em uma ligação com o xeque Tamim, Trump "propôs ajudar as partes a resolver suas diferenças, inclusive com uma reunião na Casa Branca se for necessário".

O presidente francês, Emmanuel Macron, se encontrou com o emir do Catar, com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, e com o rei Salman da Arábia Saudita, e convidou todas a partes a continuar dialogando.

Na quarta-feira, o emir do Kuwait, o xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, viajou ao Catar depois de ter se reunido com o rei saudita em uma tentativa de mediação.

O Catar nega todas as acusações e assegura que a crise é consequência das falsas declarações de seu emir sobre o Irã e a Irmandade Muçulmana, publicadas pela agência de notícias que, segundo as autoridades, foi hackeada.

Na quarta-feira, o ministro catariano do Interior publicou um relatório preliminar sobre a investigação do suposto ciberataque que teria começado em abril, mas não identificou os autores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação