Mundo

Entra em vigor isenção de visto entre a Ucrânia e a União Europeia

Todos os ucranianos que tiverem um passaporte biométrico poderão viajar para um país da UE por até 90 dias

Agência France-Presse
postado em 11/06/2017 11:51
Centenas de ucranianos puderam atravessar pela primeira vez a fronteira entre seu país e a União Europeia sem visto, graças à entrada em vigor neste domingo da isenção para estadias de menos de três meses nos países da UE.

"O regime de isenção de vistos para a Ucrânia já começou! Glória à Europa! Glória à Ucrânia", escreveu o presidente ucraniano Petro Poroshenko no Twitter, depois de celebrar no dia anterior "o último adeus ao império russo" em uma cerimônia em Kiev.

Trata-se de uma medida simbólica para a Ucrânia, onde um levante pró-europeu em 2014 levou à queda do ex-presidente Viktor Yanukovich, atualmente refugiado na Rússia, e a chegada ao poder de Poroshenko.

Todos os ucranianos que tiveram um passaporte biométrico poderão viajar para um país da UE por até 90 dias para negócios, turismo ou visita à família e amigos. Em contrapartida, não poderão trabalhar.

A isenção de visto para os ucranianos se aplica a todos os países da UE, exceto Reino Unido e Irlanda, bem como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

No entanto, uma cláusula permite a rápida reintrodução dos vistos em casos excepcionais, como uma forte pressão migratória ou um aumento significativo no número de cidadãos ucranianos que permaneçam na UE após a expiração do visto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação