Mundo

Espanhol é atingido por touro e morre durante campeonato de tourada

Fandiño, 36 anos, foi atingido pelo chifre do touro no pulmão após tropeçar em sua capa e cair no chão

Agência France-Presse
postado em 17/06/2017 18:12
Fandiño, 36 anos, foi atingido pelo chifre do touro no pulmão após tropeçar em sua capa e cair no chão

O toureiro espanhol Iván Fandiño morreu neste sábado em um hospital de Mont-de-Marsan, no sudoeste da França, onde foi internado após ser chifrado em uma tourada em Aire-sur-l;Adour, confirmou uma fonte médica.

Contatado pela AFP, o centro médico de Mont-de-Marsan não comentou a notícia alegando sigilo médico, e informou que emitirá um comunicado posteriormente.

Mas uma fonte médica independente disse que Fandiño, atendido no centro cirúrgico da arena de Aire-sur-l;Adour, sofreu duas paradas cardíacas na ambulância e chegou sem vida ao hospital de Mont-de-Marsan.

Fandiño, 36 anos, foi atingido pelo chifre do touro no pulmão após tropeçar em sua capa e cair no chão

[SAIBAMAIS]Fandiño, 36 anos, foi atingido pelo chifre do touro no pulmão após tropeçar em sua capa e cair no chão.

O toureiro basco, natural de Orduna, na região de Bilbao, participava das touradas de Aire-sur-l;Adour com o também espanhol Juan Del Álamo e o francês Thomas Dufau.

A última morte de um toureiro em arena remontava a 9 de julho de 2016, com o óbito do espanhol Victor Barrio, 29 anos, em Teruel, Espanha.

No mês anterior, em 2 de junho, o excêntrico mexicano El Pana faleceu em um hospital de Guadalajara, México, como consequência de um ferimento sofrido em 1; de maio, em uma tourada em Ciudad Lerno.

Os casos precedentes de morte na arena remontavam aos anos oitenta. Em 1985, faleceu o jovem prodígio José Cubero "El Yiyo", de 21 anos, após ser chifrado em Colmenar Viejo, na região de Madri, um ano após o óbito de uma grande estrela das touradas, Francisco Rivera "Paquirri", atingido em Pozoblanco, na Andaluzia.

A Espanha realiza anualmente cerca de 1.800 touradas, com um público de seis milhões de pessoas, mas a prática é cada vez mais rejeitada, especialmente por movimentos de defesa dos animais. Em 2012, o governo nacionalista catalão proibiu as touradas no nordeste do país, mas a medida foi anulada em outubro passado pelo Tribunal Constitucional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação