Mundo

Londres espera bom resultado para as duas partes na negociação do Brexi

Quase um ano depois da vitóris do Brexit em um referendo no Reino Unido e 82 dias após a notificação oficial por Londres, as duas parte iniciam as complicadas negociações de um divórcio, previsto para tornar-se efetivo em março de 2019

Agência France-Presse
postado em 19/06/2017 07:01
Luxemburgo - O Reino Unido espera um resultado "feliz" tanto para os britânicos como para a União Europeia (UE) na negociação do Brexit, que deve começar nesta segunda-feira, afirmou o chanceler britânico Boris Johnson. "Acredito que todo o processo levará a uma resolução feliz, que pode ser alcança com honra e benefício para ambas as partes", disse Johnson antes da reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco em Luxemburgo.

[SAIBAMAIS]As declarações de Johnson foram concedidas antes do início formal das negociações em Bruxelas entre o ministro britânico para o Brexit, David Davis, e o principal negociador europeu, Michel Barnier.

Quase um ano depois da vitóris do Brexit em um referendo no Reino Unido e 82 dias após a notificação oficial por Londres, as duas parte iniciam as complicadas negociações de um divórcio, previsto para tornar-se efetivo em março de 2019.

O Reino Unido deseja discutir de modo paralelo o futuro marco legal das relações com a UE, que poderia incluir um acordo de livre comércio, mas os europeus descartam falar sobre o pós-Brexit antes de avançar em suas prioridades no processo de separação: o valor a ser pago por Londres e os direitos dos cidadãos europeus em território britânico.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, chega fragilizada às negociações depois de perder a maioria absoluta em uma eleição legislativa antecipada, convocado justamente para tentar reforçar sua posição nas negociações do Brexit.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação