Mundo

Ministro da Justiça, François Bayrou, deixa o governo da França

Também deixará o governo a ministra de Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez, número dois do MoDem

Agência France-Presse
postado em 21/06/2017 08:10
François Bayrou apresentou ao conselho de ministros um projeto de moralização da política francesa, que será debatido nos próximos meses no Parlamento

O ministro francês da Justiça, François Bayrou, um aliado importante do presidente Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira (21/6) a decisão de deixar o governo em uma declaração à AFP. "Decidi não fazer parte do próximo governo. Darei uma entrevista coletiva à tarde, às 17h" (12h de Brasília), declarou Bayrou, presidente do MoDem, partido de centro que está sendo investigado pela justiça francesa.

Também deixará o governo a ministra de Assuntos Europeus, Marielle de Sarnez, número dois do MoDem, informou à AFP uma fonte do partido. Sarnez vai liderar a bancada parlamentar do MoDem, que conseguiu a eleição de 42 deputados nas legislativas de domingo passado.

[SAIBAMAIS]Na terça-feira (20/6), a ministra da Defesa, Sylvie Goulard, também do MoDem, anunciou que não integraria o novo gabinete, que o primeiro-ministro Edouard Philippe deve apresentar a Macron ao longo do dia. Desta forma, os três ministros do Movimento Democrata (MoDem) estão fora do governo, apenas um mês depois da eleição de Macron.


A justiça francesa iniciou há alguns dias uma investigação sobre os auxiliares do MoDem no Parlamento Europeu. "É uma decisão pessoal", afirmou o porta-voz do governo, Chistophe Castaner, à rádio Europe 1."Bayrou deseja defender-se", completou Castaner, antes de destacar que a decisão "simplifica a situação" para Emmanuel Macron.

No momento não é possível saber se o MoDem estará representado no governo que deve ser anunciado nesta quarta-feira. Na semana passada François Bayrou apresentou ao conselho de ministros um projeto de moralização da política francesa, que será debatido nos próximos meses no Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação