Mundo

Fracassa teste de EUA e Japão para interceptar mísseis

Os Estados Unidos gastaram até hoje 2,2 bilhões de dólares no sistema, e o Japão cerca de um bilhão.

Agência France-Presse
postado em 22/06/2017 16:59
A Marinha dos Estados Unidos e o Ministério de Defesa do Japão fracassaram ao tentar interceptar um míssil balístico em um teste com seu sistema conjunto no Havaí, anunciou o exército americano.
Os dois países trabalham juntos desde 2006 para desenvolver uma variante do Standard Missile-3, um míssil lançado a partir de um barco que opera como parte do sistema de defesa Aegis para interceptar mísseis balísticos de curto ou médio alcance.

[SAIBAMAIS]No teste de terça-feira à noite se lançou um míssil de curto a médio alcance das instalações de Kauai (Pacific Missile Range Facility), no Havaí, informou na quarta-feira o Departamento de Defesa americano (MDA) em um comunicado.

O destruidor de mísseis guiados "USS John Paul Jones" o detectou e acompanhou com seu radar a bordo, utilizando o sistema Aegis.

"Após obter e monitorar o alvo, o barco lançou um míssil guiado SM-3 Block IIA, mas este não interceptou o alvo", disse o MDA.

Trata-se do quarto teste que usa o míssil SM-3 IIA, e o segundo teste de interceptação deste tipo. O anterior, realizado em fevereiro de 2017, foi bem-sucedido.

De acordo com o MDA, os Estados Unidos gastaram até hoje 2,2 bilhões de dólares no sistema, e o Japão cerca de um bilhão.

Este teste ocorre em um contexto de tensões crescentes sobre os avanços contínuos da Coreia do Norte em seu programa de mísseis balísticos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação