Mundo

Envelhecimento reduzirá população da América Latina em 2060

Segundo a Cepal, a porcentagem de pessoas de 60 anos ou mais superará, pela primeira vez, a de menores de 15 anos em 2040

Agência France-Presse
postado em 22/06/2017 18:25
A América Latina avança firmemente em direção ao envelhecimento da sua população, que começará a diminuir devido a este fenômeno a partir de 2060, de acordo com estimações da Cepal.
Segundo o organismo, a porcentagem de pessoas de 60 anos ou mais superará, pela primeira vez, a de menores de 15 anos em 2040 na região, conhecida por suas altas taxas de fecundidade e natalidade.

Com uma população de latino-americanos e caribenhos que hoje chega a 615 milhões, espera-se que em 2050 a América Latina alcance 784 milhões de pessoas.

No entanto, uma década depois começará o declínio, devido ao envelhecimento da população, segundo as projeções da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), um organismo técnico das Nações Unidas com sede em Santiago.

"A população da região continuará crescendo até o ano 2060 e, a partir de então, começará a diminuir", disse o diretor do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia da Cepal, Paulo Saad, citado em um comunicado da instituição.

"Se há alguém que ainda acha que a explosão demográfica é um problema, deve esquecê-lo. A realidade e o desafio da nossa região é o envelhecimento da população", acrescentou o especialista.

O fenômeno reverterá uma tendência de décadas já que, até os anos 1970, a América Latina e o Caribe eram uma região jovem com altas taxas de fecundidade e natalidade, com uma média regional de quase seis filhos por mulher e uma baixa expectativa de vida.

Essa tendência mudou drasticamente em 25 anos, passando de ser jovem a ser uma região madura.

"A taxa de fecundidade passou aceleradamente de seis para três filhos por mulher em 25 anos, e atualmente a média da região está abaixo da taxa de substituição, que atinge 2,1 filhos por mulher. Se esta tendência se mantém, chegará um momento em que a população da região começará a diminuir", afirmou Saad.

O processo de envelhecimento da região será analisado na Quarta Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos dos Idosos na América Latina e o Caribe, que será realizada em Assunção, Paraguai, entre 27 e 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação