Mundo

Guerrilha das FARC pode "deixa de existir" após entrega de armas à ONU

Desde terça-feira (20/6), a guerrilha marxista entregou os restantes 40% de suas armas para a missão da ONU na Colômbia, como parte do processo de paz alcançado no ano passado com o governo de Juan Manuel Santos

Agência France-Presse
postado em 23/06/2017 09:28
Paris, França - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou em Paris que a ONU anunciará nesta sexta-feira (23/6) que as FARC entregaram "100% de suas armas", o que fará com que "deixe de existir" como um grupo guerrilheiro após mais de meio século de conflito armado. "Hoje, as FARC, a guerrilha mais antiga e mais poderosa da América Latina, deixará de existir", afirmou o presidente em um fórum econômico com líderes empresariais em Paris.

Santos, que está na França desde quarta-feira (21/6) em visita oficial, disse que esta notícia "muda a história da Colômbia". O prêmio Nobel da Paz de 2016, que busca promover seu país para o período pós-conflito, convidou os empresários franceses a investir na Colômbia, garantindo que seu país se tornará um dos países mais promissores da América Latina.


Desde terça-feira (20/6), a guerrilha marxista entregou os restantes 40% de suas armas para a missão da ONU na Colômbia, como parte do processo de paz alcançado no ano passado com o governo de Juan Manuel Santos.

Os outros 60% foram entregues nas últimas duas semanas. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) têm mais de 900 esconderijos de armas que devem ser destruídos pela ONU o mais tardar em 1; de setembro, de acordo com o acordo de paz assinado em novembro, em Cuba. O conflito armado envolveu guerrilheiros, paramilitares e agentes do Estado, deixando pelo menos 260.000 mortos, 60 mil desaparecidos e 7,1 milhões de deslocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação