Mundo

Suprema Corte permite que decreto migratório de Trump vigore parcialmente

Trump reagiu e celebrou o anúncio como uma vitória para a "Segurança Nacional"

Agência France-Presse
postado em 26/06/2017 12:05
A Suprema Corte dos Estados Unidos aceitou nesta segunda-feira (26/6) examinar o decreto migratório do presidente Donald Trump, o qual impede a entrada de cidadãos de seis países de maioria muçulmana.
No último dia de sua sessão anual, a máxima instância judicial americana também decidiu - nesse meio-tempo e de forma parcial - permitir a entrada em vigor dessa polêmica medida.

"Aceitamos, em parte, os recursos [sobre o decreto] e aceitamos suspender, em parte", resumiram os juízes da Corte em sua decisão, referindo-se às decisões que bloquearam a aplicação da ordem executiva.

[SAIBAMAIS]De acordo com os juízes, por enquanto, a proibição não pode ser implementada contra aqueles que têm vínculos pessoais com os Estados Unidos, citando, como exemplo, estrangeiros residentes que queiram visitar a família, ou estudantes que tenham sido aceitos em universidades do país.

Trump já reagiu e celebrou o anúncio como uma vitória para a "Segurança Nacional".

A partir de agora, qualquer cidadão de Síria, Líbia, Irã, Sudão, Somália e Iêmen totalmente desconhecido das autoridades americanas será proibido de ingressar nos EUA. A primeira versão do texto incluía o Iraque.

Conforme nota da Suprema Corte, o decreto se aplica a qualquer um "que não tenha estabelecido uma relação de boa-fé com pessoa, ou entidade, dos Estados Unidos".

Ainda serão necessários vários dias até que as medidas do decreto sejam aplicadas pela Polícia americana nas fronteiras.

Sucesso relativo para Trump

Trump já sofreu uma série de reveses com o decreto, suspenso por diferentes juízes de instâncias inferiores e em cortes federais de apelação. Para esses tribunais, além de o presidente ter excedido sua autoridade, o decreto é discriminatório por distinguir viajantes com base em sua nacionalidade.

Em fevereiro e março passados, quando o texto foi bloqueado, Trump denunciou a ação de uma "Justiça politizada".

Apesar das críticas recebidas, o republicano defende sua iniciativa, apontando o risco, para a Segurança Nacional, da imigração de indivíduos potencialmente perigosos.

A ordem executiva de Trump vem enfrentando uma ampla oposição, que tem os estados democratas em sua linha de frente - em especial nos da costa oeste. Neles, o presidente americano é particularmente impopular.

No final de janeiro, a primeira versão do texto provocou uma onda de choque em todo o mundo e caos nos aeroportos americanos. E aí foi suspensa pela primeira vez.

Algumas semanas depois de sua posse, Trump nomeou um novo juiz para a Suprema Corte, Neil Gorsuch, equilibrando o lado conservador.

Mesmo sem a vigência da proibição, as chegadas dos seis países citados caíram drasticamente. Em parte, isso se deve à abordagem mais rigorosa das autoridades americanas, que endureceram sua análise dos pedidos de concessão de visto.

Chegadas de Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen caíram quase pela metade em março e abril, na comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Nesses dois meses de 2017, foram 6.372 ingressos, contra 12.100 em 2016, de acordo com dados oficiais recentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação