Mundo

Atividade suspeita em base vinculada a ataque químico de abril na Síria

De acordo com a Casa Branca, as atividades são similares aos preparativos que o regime realizou antes do ataque com armas químicas em 4 de abril de 2017 contra uma cidade controlada pelos rebeldes

Agência France-Presse
postado em 27/06/2017 11:31
Os Estados Unidos acreditam que a Síria pode estar preparando uma operação com armas químicas porque detectou "uma atividade suspeita" na mesma base aérea de onde lançou um ataque similar em abril, afirmou nesta terça-feira (27/6) o Pentágono. "Vimos uma atividade na base de Shayrat (...) que indica preparativos para um possível uso de armas químicas", afirmou o capitão de navio Jeff Davis.

"Isso envolve um tipo específico de aeronave e um hangar específico que sabemos que estão associados ao uso de armas químicas", acrescentou. O governo americano já havia denunciado que o presidente sírio, Bashar al-Assad, está preparando um novo ataque com armas químicas para provocar o "massacre" de civis e advertiu que, se o ataque acontecer, Damasco pagará "um preço alto".


"Os Estados Unidos identificaram a possível preparação de outro ataque com armas químicas por parte do regime de Assad, que poderia provocar um massacre de civis, incluindo crianças inocentes", disse o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, em um comunicado divulgado na segunda-feira à noite.

De acordo com a Casa Branca, as atividades são similares aos preparativos que o regime realizou antes do ataque com armas químicas em 4 de abril de 2017 contra uma cidade controlada pelos rebeldes. Na ocasião, em represália, Washington lançou 59 mísseis contra uma base aérea síria, a primeira intervenção armada dos Estados Unidos contra o governo de Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação