Mundo

Monitoramento de radiação em Chernobyl é afetado por ciberataque

O ataque cibernético faz parte de uma série que tem atingido empresas e organismos públicos na Europa e América

Agência France-Presse
postado em 27/06/2017 13:22
Os sistemas de monitoramento de radiação na zona de exclusão em torno da central nuclear de Chernobyl foram afetados por um ciberataque, nesta terça-feira (27/6) - informou um porta-voz da agência ucraniana responsável por monitorar a área.
De acordo com a mesma fonte, os sistemas de detecção tiveram de ser desligados como resultado do ataque, mas as medições de radiação continuam a ser realizadas com equipamentos portáteis.

"Nossos técnicos realizam a medição de radiação com aparelhos Geiger nas instalações da central, como se fazia décadas atrás", explicou a porta-voz da agência ucraniana, Olena Kovalchuk.

"O problema afeta unicamente as instalações da central. No resto da zona de exclusão, a situação não mudou", acrescentou.

Em abril, a Ucrânia recordou o 31; aniversário da catástrofe de Chernobyl, ocorrida em 26 de abril de 1986. Naquele dia, o reator número 4 da central nuclear ucraniana explodiu durante um teste de segurança. Os demais reatores continuaram funcionando até o ano 2000.

Em novembro de 2016, foi instalada uma cúpula de proteção sobre o reator afetado, um projeto faraônico financiado pela comunidade internacional para proteger a área por pelo menos 100 anos.

O ataque cibernético desta terça-feira faz parte de uma série que tem atingido empresas e organismos públicos na Europa e na América.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação