Mundo

Forças iraquianas anunciam retomada de mesquita emblemática de Mossul

"As forças de contraterrorismo assumiram o controle da mesquita Al-Nuri e (do minarete) Hadba", afirma um comunicado

Agência France-Presse
postado em 29/06/2017 08:41
As forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira (29/6) que retomaram a emblemática mesquita de Mossul diante da qual o líder do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, fez sua única aparição pública e proclamou seu "califado" em julho de 2014.

O anúncio foi feito pelo exército iraquiano, mas um comandante das forças especiais do país informou à AFP que a mesquita Al-Nuri - cujo minarete foi derrubado com explosivos pelo EI na semana passada - ainda não havia sido totalmente reconquistada, o que estava muito perto de acontecer. "As forças de contraterrorismo assumiram o controle da mesquita Al-Nuri e (do minarete) Hadba", afirma um comunicado.

Mas o general Abdulwahab al-Saadi indicou que as forças estvam a ponto de reconquistar a mesquita, mas que ainda estavam a uma distância de 20 metros. Na semana passada, várias explosões provocadas pelos jihadistas destruíram o famoso minarete da mesquita conhecido como "Hadba".


O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi, classificou a ação de "declaração oficial de derrota" por parte do EI, no momento em que as tropas iraquianas avançam na Cidade Antiga de Mossul, último reduto dos jihadistas, e dão mais um passo rumo ao controle total da segunda maior cidade do Iraque.

Mossul caiu nas mãos do EI em 2014. Foi justamente na mesquita Al-Nuri onde em julho de 2014 o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, se proclamou "califa" dos territórios conquistados por seus combatentes no Iaque e Síria. Aquela foi a única aparição em público conhecida do líder do Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação