Mundo

Onda de ataque cibernético já custou milhões de dólares à Ucrânia

Autoridades da Ucrânia ainda precisam contabilizar os danos totais ou mesmo estimar o escopo do problema. No Aeroporto Internacional de Kiev, cerca de um terço dos computadores ainda não funciona

Agência Estado
postado em 05/07/2017 10:16
O ataque cibernético da semana passada gerou uma perda de milhões de dólares apenas para o Ministério de Infraestrutura da Ucrânia, afirmou o titular da pasta, Volodymyr Omelyan. A declaração do ministro é apenas uma pista inicial sobre o custo mais amplo do episódio para a economia ucraniana.

Omelyan disse em entrevista à Associated Press que centenas de estações de trabalho em dois dos seis servidores do ministério atacados por um programa que embaralha dados, em um ataque cibernético que ocorreu em vários países na última terça-feira. Companhias do setor de tecnologia dizem que o problema se concentrou na Ucrânia e autoridades culparam a Rússia. O governo russo tende a rechaçar esse tipo de acusação.

Autoridades da Ucrânia ainda precisam contabilizar os danos totais ou mesmo estimar o escopo do problema. No Aeroporto Internacional de Kiev, cerca de um terço dos computadores ainda não funciona.

Omelyan disse que os sistemas "arcaicos" dos correios do país fizeram com que algumas agências ficassem sem nenhum computador operacional e que houve perda significativa de dados. Ele afirmou que funcionários agora têm preenchido dados a mão. "Graças a Deus ainda temos pessoas que sabem como preencher formulários."



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação