Mundo

Estado Islâmico usa carros-bomba e morteiro para conter avanço em Raqa

As Forças Democráticas Sírias (FDS) entraram na Cidade Velha de Raqa esta semana. Com o apoio dos bombardeios da coalizão liderada por Washington, conseguiram abrir duas brechas na muralha que cerca a parte antiga

Agência France-Presse
postado em 07/07/2017 09:25
Forças antiextremistas apoiadas pelos Estados Unidos tentam avançar nesta sexta-feira (7/7) na cidade síria de Raqa, controlada pelo Estado Islâmico (EI), enquanto o grupo reage com detonação de morteiros e de carros-bomba para conter a ofensiva - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As Forças Democráticas Sírias (FDS) entraram na Cidade Velha de Raqa esta semana. Com o apoio dos bombardeios da coalizão liderada por Washington, conseguiram abrir duas brechas na muralha que cerca a parte antiga.

Segundo o OSDH, as FDS e uma unidade de combatentes árabes - a Força de Elite Síria - avançaram pouco na zona histórica.

Em sua contraofensiva, os extremistas do "Estado Islâmico usaram carros-bomba, morteiros e franco-atiradores dentro da Cidade Velha", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A ONG estima que, atualmente, 30% de Raqa tenha sido tomada das mãos do EI. O porta-voz da Força de Elite Síria, Mohamad Khaled Shaker, disse à AFP que não houve avanços notáveis nesta sexta.

"Há alguns confrontos, mas ainda não chegamos ao centro da cidade", disse ele à AFP. O EI tomou Raqa no início de 2014, proclamando-a como capital de seu "califado". A coalizão liderada pelos Estados Unidos estima em cerca de 2.500 o número de combatentes extremistas ainda nessa cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação