Mundo

EUA e Rússia chegam a acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria

As autoridades esperam que essa nova zona ajuda a reduzir a violência e que os dois países possam trabalhar para criar outras zonas desse tipo na Síria

Agência Estado
postado em 07/07/2017 14:44
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo no sudoeste da Síria, de acordo uma autoridade americana.
O acordo ocorre no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontraram pela primeira vez na Alemanha, em uma reunião bilateral durante a cúpula do G-20.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, se encontrou com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, após a reunião de Putin e Trump. Tillerson afirmou que o acordo é a "primeira indicação" de que os EUA e a Rússia "são capazes de trabalhar juntos".

O secretário de Estado dos EUA ainda disse que, na reunião, Trump expressou para Putin suas preocupações sobre a interferência russa nas eleições americanas. Ao mesmo tempo, Putin negou qualquer envolvimento do governo na questão, segundo Tillerson.

Ainda, Tillerson declarou à imprensa que Trump quer que a Rússia se comprometa a não interferir nas questões dos EUA, nem de outros países e que ambos os líderes discutiram como "seguir em frente" após os acontecimentos.

Em relação ao acordo de cessar-fogo, os países estavam realizando reuniões secretas nos últimos meses para discutir o que as autoridades chamaram de apaziguamento da violência em uma zona no sudoeste da Síria, na qual forças do governo sírio e rebeldes serão separados na tentativa de acabar com as hostilidades na região.

As autoridades esperam que essa nova zona ajuda a reduzir a violência e que os dois países possam trabalhar para criar outras zonas desse tipo na Síria.O cessar-fogo passar a ter efeito no domingo, ao meio dia (hora local).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação