Mundo

Vídeo da CNN mostra Trump com protagonistas do escândalo sobre Rússia

O vídeo, de 15 de junho de 2013, mostra o presidente americano em uma animada conversa com o magnata russo Aras Agalarov, seu filho cantor de música pop, Emin, e o assessor de imprensa britânico Rob Goldstone

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 00:59
O vídeo, de 15 de junho de 2013, mostra o presidente americano em uma animada conversa com o magnata russo Aras Agalarov, seu filho cantor de música pop, Emin, e o assessor de imprensa britânico Rob Goldstone

A rede CNN divulgou nesta quarta-feira um vídeo que mostra o presidente Donald Trump em um jantar há quatro anos com figuras-chave da controvérsia sobre a suposta ingerência da Rússia nas eleições presidenciais americanas de 2016.
O vídeo, de 15 de junho de 2013, mostra o presidente americano em uma animada conversa com o magnata russo Aras Agalarov, seu filho cantor de música pop, Emin, e o assessor de imprensa britânico Rob Goldstone.

A CNN apresentou as imagens como "novos detalhes sobre a tórrida relação" entre Trump e a família Agalarov.

A troca de e-mails - em plena campanha eleitoral - entre Goldstone e o filho mais velho de Trump, Donald Jr., tem sido apontada como uma peça bastante reveladora nas investigações conduzidas pelo Congresso americano e o FBI sobre a campanha do presidente, que teria se aliado à Rússia para vencer as eleições.

Na terça-feira, Trump Jr. revelou e-mails nos quais Goldstone dizia poder obter informação de "muito alto nível e muito sensível" para comprometer a adversária de seu pai, Hillary Clinton. Segundo Goldstone, isso era "parte do apoio da Rússia e seu governo ao senhor Trump".

"Se isso é o que você me diz, eu gostaria", respondeu o filho de 39 anos do presidente, e que administra os negócios imobiliários da família.

Dias mais tarde, Trump Jr. recebeu, na Trump Tower de Nova York, Natalia Veselnitskaya, uma mulher descrita nos e-mails como uma "advogada do governo russo".

Também participaram dessa reunião o empresário Jared Kushner, casado com uma filha de Trump e conselheiro do presidente, e Paul Manafort, que na época era o chefe da campanha do então candidato republicano.

No vídeo da CNN, Trump tece elogios à família Agalarov, descrita por ele como "as pessoas mais poderosas de toda a Rússia".

Com uma fortuna estimada em 2 bilhões de dólares, Aras Agalarov é o presidente do Crocus Group, companhia especializada na construção de imóveis comerciais.

Trump também manifesta seu desejo de que o concurso Miss Universo, que o magnata americano levou para a Rússia neste ano após um negócio concluído com os Agalarovs em 2016, ajude nos laços bilaterais.

"É realmente um grande país. É um país muito poderoso com o qual temos uma relação, mas não diria que uma grande relação, e diria que isso certamente pode ajudar essa relação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação