Mundo

Israel congela plano de construção de casas palestinas na Cisjordânia

O plano prevê a construção de novos imóveis na localidade de Qalqiliya, sob controle palestinos, mas em uma zona da Cisjordânia governada por Israel

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 09:58
O gabinete de segurança israelense suspendeu um plano de construção de moradias para os palestinos da cidade de Qalqiliya, norte da Cisjordânia ocupada, que já havia sido aprovado, segundo comunicado oficial.

O plano, idealizado pelo ministro da Defesa israelense, Avigdor Lieberman, prevê a construção de novos imóveis na localidade de Qalqiliya, sob controle palestinos, mas em uma zona da Cisjordânia governada por Israel.

O objetivo era que o plano fosse interpretado como um gesto de boa vontade de Israel para recompensar os habitantes de Qalqiliya, a cidade da Cisjordânia mais tranquila dos últimos anos, segundo dirigentes militares israelenses.

Mas os ministros que formam o gabinete de segurança e aprovaram o projeto das novas casas reexaminaram o texto a pedido dos ministros pró-colonização, que não estavam presentes na votação inicial.

O gabinete de segurança decidiu recorrer ao governo, que inclui todos os ministros e que deverá tratar do tema em dez dias para decidir definitivamente a questão, segundo comunicado da assessoria do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação