Mundo

Produtor de filme sobre presidente da Turquia, Recep Erdogan, é preso

Recentemente, o cineasta Ali Avci fez outro filme sobre a tentativa de golpe. O trailer causou polêmica nas redes sociais

Agência France-Presse
postado em 13/07/2017 10:28
O produtor do primeiro filme biográfico sobre o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foi preso nesta quinta-feira (13/7) em Istambul, suspeito de pertencer ao movimento gulenista - informou a imprensa turca. Ali Avci foi detido em casa, onde estava com outro homem, Fetullah Karabiber, também procurado por suspeita de pertencer à rede gulenista, segundo a agência oficial de notícias turca Anatolia. Esse movimento é acusado de ter fomentado o golpe de Estado frustrado de julho de 2016.

Karabiber tentou fugir durante a revista na residência, completou a Anatolia, acrescentando que ambos foram levados para uma delegacia.

Avci produziu o filme "Reis", lançado em março passado. Primeira obra de ficção sobre a vida do presidente Erdogan, o longa narra sua trajetória, retratando o período que vai de sua infância no bairro popular de Kasimpasa, na costa do Chifre de Ouro, em Istambul, até seu mandato como prefeito da metrópole de 1994 a 1998.

Recentemente, o cineasta Ali Avci fez outro filme sobre a tentativa de golpe. O trailer causou polêmica nas redes sociais. Intitulado "Uyanis" ("O despertar", em tradução livre), o longa contém cenas, nas quais se vê golpistas assassinando a família de Erdogan.

Neste fim de semana, a Turquia relembra o fracasso da tentativa de golpe de Estado do presidente turco. O governo acusa o pregador Fethullah Gulen de ser o mentor desse movimento contra Erdogan. Exilado nos EUA, Gulen nega qualquer envolvimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação