Mundo

Ancara e Doha excluem fechamento de base turca no Catar

A crise do Golfo foi discutida esta manhã em Ancara pelo ministro das Relações Exteriores do Catar, xeque Mohammed ben Abderrahmane Al-Thani, e o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu

Agência France-Presse
postado em 14/07/2017 11:23
Ancara e Doha descartaram nesta sexta-feira (14/7) o fechamento de uma base militar turca no Catar, uma medida exigida por seus vizinhos do Golfo que impuseram uma série de sanções ao emirado, acusando-o de apoiar o terrorismo.

A crise do Golfo foi discutida esta manhã em Ancara pelo ministro das Relações Exteriores do Catar, xeque Mohammed ben Abderrahmane Al-Thani, e o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu.

A Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito, que cortaram relações diplomáticas com o Catar, acusam Doha de apoiar extremistas islâmicos, de estar por trás de ações de desestabilização na região e de se aproximar do Irã xiita, grande rival do reino sunita saudita.

Eles apresentaram uma série de exigências a Doha para acabar com a crise, incluindo o fechamento da rede de televisão Al-Jazeera, a redução de suas relações com o Irã e o fechamento da base turca no Catar.



"Reiteramos que é inaceitável que o fechamento da base turca faça parte dessas exigências", declarou Cavusoglu, durante uma coletiva de imprensa com o ministro catariano.

"Os acordos não podem ser questionados, pois respeitam o Direito Internacional. Nenhum país tem o direito de levantar a questão da base turca e da cooperação militar entre Catar e Turquia, uma vez que essa cooperação acontece em conformidade com o Direito Internacional", acrescentou o chefe da diplomacia do Catar.

O chanceler ressaltou ainda que as acusações feitas pela Arábia Saudita e por seus aliados "se apoiam em fabricações da imprensa, e não em fatos que poderiam justificar a ação tomada contra o Catar". "Esse assédio acontece há 40 dias, e esses países não apresentaram qualquer evidência para apoiar sua denúncia de apoio ao terrorismo", frisou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação