Mundo

Casa Branca condena 'energicamente' ataque em Jerusalém

A Casa Branca condenou, neste sábado (15/7), o ataque cometido ontem em Jerusalém e pediu "tolerância zero com o terrorismo"

Agência France-Presse
postado em 15/07/2017 17:22

Segurança reforçada em Jerusalém neste sábado (15/7)

A Casa Branca condenou, neste sábado (15/7), o ataque cometido ontem em Jerusalém e pediu "tolerância zero com o terrorismo".
"Os Estados Unidos condenam energicamente o ataque terrorista", declarou a Presidência em nota sobre o episódio, um dos mais graves registrados nessa cidade nos últimos anos.

[SAIBAMAIS]

"Deve haver tolerância zero com o terrorismo", acrescentou o comunicado. "É incompatível com a obtenção da paz, e temos de condená-lo nos termos mais fortes, derrotá-lo e erradicá-lo", considerou a Casa Branca.

Na sexta-feira (14/7), três árabes israelenses mataram dois policiais a tiros na Cidade Antiga de Jerusalém, fugindo, em seguida, para perto da Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar santo do Islã. Lá, foi abatido pela Polícia.

Em consequência do ataque, as autoridades israelenses tomaram a incomum decisão de fechar a mesquita de Al-Aqsa, situada nessa esplanada, e local das orações de sexta-feira.

A medida gerou mal-estar entre muçulmanos e jordanianos, que administram o lugar. "Israel garantiu ao mundo que não tem intenção de alterar o status desse lugar sagrado. Uma decisão que os Estados Unidos aplaudem e saúdam", completou a Casa Branca.

Hoje, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que a Esplanada das Mesquitas reabre no domingo (16/7). "Decidiu-se reabrir o Monte do Templo progressivamente amanhã para os fiéis, os visitantes e os turistas", afirma a nota divulgada por seu gabinete.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação