Mundo

Incêndios florestais atingem Canadá

Assim como o estado americano da Califórnia, a Colúmbia Britânica é afetada por incêndios com frequência

Agência France-Presse
postado em 18/07/2017 19:47
Os incêndios que atingem a Colúmbia Britânica continuavam ardendo, na terça-feira (18/7), nesta província do oeste do Canadá, onde 46.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas.
Um total de 155 incêndios estão ativos, dos quais 15 "representam uma ameaça real para as comunidades", disse Kevin Skrepnek, porta-voz da agência que luta contra os fogos florestais CIFFC.

Desde abril, mais de 327.000 hectares de terrenos e florestas foram queimados, a maioria em julho.

Cerca de 3.000 bombeiros combatem os incêndios com a ajuda de 200 helicópteros e aviões.

Mil moradores da localidade de Cache Creek, menos de 100 km ao oeste da cidade de Kamloops, começaram a voltar às suas casas após 11 dias deslocados devido ao avanço das chamas.

"Os habitantes devem se lembrar de que Cache Creek continua em alerta de evacuação" porque o incêndio de Ashcroft, o maior da província, continua ativo e fora de controle ao sul, alertaram as autoridades regionais.

A Cruz Vermelha começará a dar, a partir de quarta-feira, 600 dólares canadenses (cerca de 475 dólares americanos) aos cidadãos que conseguiram voltar às suas casas, informou uma fonte oficial.

Em Kamloops, onde vivem 100.000 pessoas, voluntários e equipes de emergência se preparavam para receber milhares de afetados.

Os evacuados recebem água, mantimentos e orientações para pedir indenizações.

Os incêndios ao leste das Montanhas Rochosas obrigaram a fechar parcialmente alguns parques nacionais, como o Banff de Alberta, que a cada ano recebe cerca de quatro milhões de turistas.

Assim como o estado americano da Califórnia (oeste), a Colúmbia Britânica é afetada por incêndios com frequência. O tamanho dos deste ano é similar ao dos de 2003, que levaram à evacuação de 50.000 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação