Mundo

Mercosul se reinventa para tentar expandir acordos comerciais

Agência France-Presse
postado em 20/07/2017 14:50
Os chanceleres do Mercosul se reúnem nesta quinta-feira, na cidade argentina de Mendoza, na véspera da cúpula do grupo, empenhados em expandir as associações comerciais com outros blocos, estimuladas pela política econômica mais aberta do Brasil e da Argentina.
O ministro anfitrião, o argentino Jorge Faurie, sublinhou a importância de uma frente unificada regional em termos comerciais.

"Sozinhos, não vamos a lugar algum, e os argentinos estão de prova disso", afirmou Faurie no encerramento de um seminário sobre a aproximação com a Aliança do Pacífico, outro importante bloco comercial da América Latina, formado por México, Chile, Colômbia e Peru.

Juntos, os dois grupos representam cerca de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Essa é a primeira reunião de chefes de Estado do Mercosul desde dezembro de 2015.

[SAIBAMAIS]Um potencial acordo de livre-comércio com a União Europeia também está na pauta do encontro de Faurie com seus equivalentes do Brasil, Aloysio Nunes, do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e do Paraguai, Eladio Loizaga.

Segundo Faurie, o Mercosul está bem próximo de acertar um acordo com os 28 países europeus. Ele destacou a necessidade de demonstrar um grande compromisso político para persuadir a UE.

Tanto os sul-americanos quanto os europeus querem aproveitar a iniciativa protecionista de países importantes, em particular Estados Unidos, para criar esse espaço de livre-comércio de 760 milhões de pessoas, que teve grandes obstáculos em 17 anos de negociações.

Para os latino-americanos, foi fundamental o encontro de dois mandatários abertos ao livre-comércio, Mauricio Macri e Michel Temer. Na reunião desta sexta, o argentino vai passar a presidência rotativa do bloco a Temer.

O objetivo do Mercosul e da UE é alcançar um acordo antes do fim do ano.

Cerca de 1.200 agentes da Polícia Federal e das forças de segurança serão enviados à cidade para a reunião, que também contará com os presidentes paraguaio Horacio Cartes e uruguaio Tabaré Vázquez, bem como a chilena Michelle Bachelet e o boliviano Evo Morales, representando os países sócios.

Crise na Venezuela

Ainda que não esteja na agenda oficial do encontro, a Venezuela, que vive uma crise política e econômica, vai estar na pauta do encontro de Mendoza.

"Nossa expectativa é que, do Mercosul, possamos fazer um apelo à Venezuela e às autoridades do país para recuperar a plena democracia, o respeito aos direitos humanos, dar fim às prisões arbitrárias, com os presos políticos, que é uma tragédia para a história da América Latina", opinou Faurie em entrevista à Radio Mitre.

"Estamos preocupadíssimos com a convocação da Assembleia Constituinte, que vai ser um fator de completa alteração e de divisão ainda mais profunda entre os setores da vida venezuelana", completou.

Em comunicado da chancelaria, a Venezuela qualificou a cúpula de Mendoza de "ilegal" e considerou "alarmante o permanente uso temerário do mecanismo de integração a serviço de uma política de perseguição ao governo e ao povo da Venezuela".

A Venezuela está suspensa de Mercosul desde dezembro devido ao descumprimento das obrigações comerciais que se comprometeu a assumir em 2012, quando entrou no bloco.

Temer indicou na última quarta que vai a Mendoza com o compromisso de manter a "monitoração atenta da situação da Venezuela".

A iniciativa se soma à forte pressão internacional sobre Maduro, inclusive com ameaça de sanções da parte dos Estados Unidos, após quase quatro meses de protestos opositores que deixaram 97 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação