Mundo

China anuncia que irá reforçar tropas do exército na fronteira com Índia

Em meados de junho, a Índia enviou soldados para um setor da fronteira entre os dois territórios e o Butão para bloquear a construção de uma estrada por parte do Exército chinês

Agência France-Presse
postado em 24/07/2017 08:12
Pequim, China - A China anunciou, nesta segunda-feira (24/7), que reforçará sua presença militar na fronteira indiana, onde os Exércitos de ambos os países se mantêm em estado de alerta.

[SAIBAMAIS]Em meados de junho, a Índia enviou soldados para um setor da fronteira entre os dois territórios e o Butão para bloquear a construção de uma estrada por parte do Exército chinês. A região é reivindicada tanto por Pequim quanto por Nova Délhi.


Desde então, os militares indianos e chineses assumiram posições a apenas alguns metros de distância, segundo a imprensa indiana. "As tropas fronteiriças chinesas tomaram medidas de emergência e, nessa zona, reforçarão sua mobilização e seu treinamento", declarou à imprensa o porta-voz do Ministério chinês da Defesa, Wu Qian, pedindo à Índia que retire suas tropas.

Nova Délhi e Pequim divergem sobre o traçado de suas fronteiras, em particular no estado indiano de Arunachal Pradesh (ao leste), uma região integrada ao território indiano durante a colonização britânica. O governo chinês reivindica sua soberania.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação