Mundo

Constituinte na Venezuela: sistema não reconhece Maduro na hora de votar

O carnê criado pelo governo venezuelano para registrar os beneficiários de seus programas sociais - e que seria usado para monitorar o voto na Assembleia Constituinte - não funcionou

Agência France-Presse
postado em 31/07/2017 00:00
O carnê criado pelo governo venezuelano para registrar os beneficiários de seus programas sociais - e que seria usado para monitorar o voto na Assembleia Constituinte - não funcionou, deixando o presidente Nicolás Maduro em uma saia justíssima.

"Vamos fazer a verificação do meu Carnê da Pátria para que fique registrado que eu vim votar e que meu Carnê da Pátria fique marcado para toda vida. Que votei no dia histórico da Constituinte", anunciou o presidente neste domingo.

"Leu?", perguntou Maduro à mulher que escaneava os documentos com um smartphone, recebendo uma resposta positiva.

Na tela do aparelho, apareceu, em seguida, uma mensagem que a desmentia: "A pessoa não existe, ou o carnê foi anulado". A imagem foi captada por uma câmera de televisão do governo e viralizou nas redes sociais.

O Carnê da Pátria é dotado de um "código QR" (similar a um código de barras), que armazena informação pessoal do usuário e permite, entre outras coisas, adquirir alimentos subsidiados.

A oposição acusa o governo de usar esse documento como um mecanismo de controle social, para fins políticos.

Os rivais de Maduro não perderam tempo e usaram o episódio para voltar a estimular os beneficiários dos programas sociais a não votar, alegando que não seriam descobertos.

"O sistema não funciona e, se você for funcionário público, não podem saber se você votou, ou não", tuitou o vice-presidente do Parlamento, o opositor Freddy Guevara.

Maduro havia determinado que os titulares do carnê deveriam apresentar o documento nos postos de votação para que sua participação fosse confirmada. O requisito não foi estabelecido oficialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral.

O presidente também ordenou que todos os servidores públicos fossem votar. Segundo Maduro, mais de 15 milhões de venezuelanos, de uma população total de 30 milhões, têm esse carnê.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação