Mundo

Panda fêmea espera dois filhotes na França, revela zoológico

Será o primeiro nascimento de bebês pandas na França. Uma primeira ultrassonografia realizada na quarta-feira passada havia revelado a presença de um feto no ventre de Huan Huan, mas o segundo não era visível

Agência France-Presse
postado em 01/08/2017 10:50
Se tudo correr bem, os dois filhotes deverão partir para a China dentro de dois, ou três anos, de acordo com o zoológico

Saint-Aignan-sur-Cher, França - Huan Huan, panda fêmea emprestada pela China ao jardim zoológico de Beauval, no centro da França, espera dois filhotes e não apenas um, revelou nesta terça-feira (1/8) uma última ultrassonografia antes do parto, previsto para sexta-feira ou sábado, anunciou a direção do zoo.

Será o primeiro nascimento de bebês pandas na França. Uma primeira ultrassonografia realizada na quarta-feira passada havia revelado a presença de um feto no ventre de Huan Huan, mas o segundo não era visível. Duas especialistas chinesas em reprodução de pandas, que chegaram na França na segunda-feira, assistiram ao exame.

[SAIBAMAIS]"É agora que os problemas começam", comemorou o diretor do zoológico, Rodolphe Delord. "É verdade, dois filhotes ao invés de um, é mais complicado", acrescentou sua irmã Delphine, diretora de comunicação de Beauval.

De fato, na natureza, em caso de nascimento de gêmeos, a mãe abandona o segundo. Para salvá-lo, os cuidadores vão colocar um filhote em uma encubadora, e trocar os bebês a cada duas horas para que a mãe tome conta dos dois, explica o veterinário responsável, Baptiste Mulot.


"Todo esse processo é frágil. Como se fosse uma gestação. Cada filhote terá apenas uma centena de gramas, quando Huan Huan pesa mais de 100 quilos... Vamos trabalhar para que tudo corra bem", insistiu Delphine Delord.

O macho Yuan Zi e Huan Huan, de quase 9 anos, chegaram em janeiro de 2012 em Beauval, por empréstimo da China por dez anos, depois de negociações entre Paris e Pequim. Huan Huan e Yuan Zi são os únicos pandas gigantes presentes na França.

Para que a China empreste um panda a um país estrangeiro, o chefe de Estado desse país pede pedir ao presidente chinês. Se tudo correr bem, os dois filhotes deverão partir para a China dentro de dois, ou três anos, de acordo com o zoológico, que contabiliza cerca de 750 nascimentos de animais por ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação