Mundo

Líderes emblemáticos da oposição detidos na Venezuela

O responsável de direitos humanos da ONU também pediu uma investigação "rápida, eficaz e independente, com a plena cooperação do governo" das 10 mortes ocorridas na Venezuela durante o fim de semana.

Agência France-Presse
postado em 01/08/2017 12:41
Os dois presos mais emblemáticos da oposição venezuelana, Leopoldo López e Antonio Ledezma, que estavam em prisão domiciliar, foram detidos na madrugada desta terça-feira (1/8) após seus apelos contra a Assembleia Constituinte do presidente Nicolás Maduro, que será instalada nesta quarta-feira (2/8) para administrar o país por tempo indefinido.
López e Ledezma foram detidos por agentes do Serviço de Inteligência (Sebin).

Segundo o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), López e Ledezma foram levados de volta à prisão por supostos planos de fuga e suas declarações políticas.

López não podia "fazer nenhum tipo de proselitismo político" e Ledezma tinha "a obrigação de se abster de fazer declarações a qualquer meio", assinalou um comunicado do TSJ.

A oposição venezuelana e os advogados de defesa de López e Ledezma negaram de forma contundente que os dois líderes tivessem a intenção de fugir.

"Isso é ridículo, isso é um passo atrás do governo. É indigno, é inaceitável, absolutamente arbitrário [...]. O governo está demonstrando que é um governo ferido, que não tem razão, mas força bruta pra tentar meter medo na sociedade", declarou Julio Borges, presidente do Parlamento.

[SAIBAMAIS]"Acabam de levar Leopoldo de casa. Não sabemos onde está nem para onde o levam", denunciou esta manhã no Twitter a esposa de López, Lilian Tintori, que está grávida de seu terceiro filho, segundo revelou Mitzi Capriles, esposa de Ledezma.

Em Madri, Mitzy Capriles, que deve retornar à Venezuela nos próximas dias, denunciou o que chamou de "sequestro" e pediu que a Espanha e outros países apoiem a oposição.

"Irmãos do mundo inteiro, por favor, olhem para o nosso país (...) precisamos que vocês adotem uma posição firme contra a narcoditadura" na Venezuela, declarou.

A prisão dos opositores provocou reações da comunidade internacional. O Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU declarou que está "profundamente preocupado" com as prisões e pediu a Caracas que liberte todos aqueles que exercem os seus direitos democráticos.

Já o governo dos Estados Unidos afirmou que está "profundamente preocupado com as prisões de López e Ledesma, outro passo na direção equivocada para Venezuela", escreveu no Twitter o subsecretário adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Francisco Palmieri.

"Esta ação é mais uma prova do autoritarismo do regime (do presidente venezuelano Nicolás) Maduro", completou.

A União Europeia (UE) condenou as detenções, que considerou um "passo na direção equivocada", nas palavras da porta-voz da diplomacia do bloco, Catherine Ray.

As residências de López e Ledezma ficam na zona leste de Caracas, principal cenário dos protestos dos últimos quatro meses contra Maduro que deixaram mais de 120 mortos.

López, de 46 anos, estava em prisão domiciliar desde 8 de julho, depois de passar três anos e cinco meses na prisão militar de Ramo Verde, nas proximidades de Caracas, onde cumpria uma pena de quase 14 anos, condenado pela acusação de instigar a violência nos protestos de 2014 contra Maduro, que deixaram 43 mortos.

Ledezma, de 62 anos, foi detido em fevereiro 2015, acusado de conspiração e associação para delinquir. Três meses depois obteve o benefício da prisão domiciliar por motivos de saúde, depois de ser operado de uma hérnia.

A ONG Foro Penal afirma que a Venezuela tem 490 "presos políticos", após a onda de detenções nos protestos iniciados em abril para exigir a saída de Maduro.

Apelos contra a Constituinte

A Venezuela, que sofre uma severa crise econômica, entrou em uma nova etapa do conflito político com a eleição dos 545 representantes da Constituinte, que modificará a Carta Magna de 1999, aprovada no governo do presidente Hugo Chávez, falecido em 2013.

"Nas próximas horas, a Assembleia Nacional Constituinte começará a exercer seu poder absoluto, plenipotenciário", disse o presidente venezuelano na véspera, depois de Washington anunciar sanções financeiras e jurídicas contra aquele que chamou de "ditador".

Maduro ameaçou na segunda-feira (1/8) retirar a imunidade parlamentar e advertiu que "alguns terminarão na cela.

Os dois líderes opositores detidos nesta terça-feira fizeram apelos na última semana para que as pessoas não votassem no domingo na eleição da polêmica Assembleia Constituinte, convocada por Maduro e rejeitada pela oposição e por vários países.

"Levam Leopoldo López e o prefeito Ledezma para provocar medo e nos desmoralizar (...) A ditadura tem seu tempo contado. Prisão e perseguição aos líderes não vai deter a rebelião", disse o deputado Freddy Guevara.

Em um vídeo divulgado na semana passada, López pediu aos militares que não fossem "cúmplices" do "aniquilamento do Estado". Em várias mensagens no Twitter pediu à população que permanecesse nas ruas até obter o "retorno da democracia" e à comunidade internacional que não reconhecesse a Assembleia Constituinte.

O prefeito Ledezma também divulgou um vídeo, no qual aparecia com uma bandeira venezuelana ao fundo e defendia a resistência ao que chamou de "regime totalitário" e "tirania". Ele advertiu que assumia os riscos pela publicação da mensagem.

Maduro afirma que a Constituinte promoverá a paz e o diálogo, mas a oposição, que se recusou a participar na eleição, considera que é uma tentativa do presidente de perpetuar-se no poder, instaurar um modelo comunista e neutralizar os críticos e adversários.

A Constituinte será instalada na quarta-feira, dia em que a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou um protesto em Caracas para denunciar sua "ilegitimidade".

A MUD considera uma fraude o resultado oficial de oito milhões de eleitores (42,5% de participação), enquanto Maduro chamou o mesmo de "triunfo histórico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação