Mundo

Catar encomenda 7 navios de guerra da Itália por 5 bilhões de euros

O ministro italiano confirmou o contrato e citou "sete navios de guerra", mas sem revelar o valor da transação nem o tipo de embarcação

Agência France-Presse
postado em 02/08/2017 11:09
Doha, Catar - O Catar encomendou sete navios de guerra da Itália pelo valor de cinco bilhões de euros, anunciou o ministro das Relações Exteriores do emirado rico em petróleo, isolado por quatro países árabes, três deles do Golfo.

"Assinamos um contrato em benefício das forças navais do Catar por meio da aquisição de sete navios de guerra na Itália pelo valor de cinco bilhões de euros", declarou o xeque Mohamed Abderrahman Al-Thani, durante uma entrevista coletiva em Doha ao lado de seu colega italiano Angelino Alfano.

O ministro italiano confirmou o contrato e citou "sete navios de guerra", mas sem revelar o valor da transação nem o tipo de embarcação.


A imprensa italiana afirma que o contrato envolve sete navios de superfície: quatro corvetas, um navio de desembarque e duas patrulhas.

Catar e Estados Unidos assinaram em 15 de junho, em plena crise de Doha com os vizinhos árabes, um acordo de 12 bilhões de dólares para a venda de aviões de combate F-15.

No dia 5 de junho, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito romperam relações diplomáticas com o Catar, país que acusam de apoiar extremistas, de desestabilizar a região e de aproximação do Irã xiita, grande rival do reino saudita sunita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação