Mundo

Membros da Opep se comprometem a respeitar acordo

O acordo firmado em novembro passado prevê a redução da produção até março de 2018, na expectativa de que os estoques mais baixos levem a uma alta dos preços

Agência France-Presse
postado em 08/08/2017 15:31
Produtores de petróleo decidiram nesta terça-feira (8/8) manter o acordo de reduzir a produção para pressionar uma recuperação do preço, anunciou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Um painel técnico com membros do cartel e outros produtores, como a Rússia, fizeram o anúncio após dois dias de reuniões em Abu Dhabi.

O acordo firmado em novembro passado prevê a redução da produção até março de 2018, na expectativa de que os estoques mais baixos levem a uma alta dos preços.

Depois de uma recuperação inicial imediatamente após o acordo, os preços do barril estagnaram abaixo de 50 dólares.

Como alguns exportadores produziram mais que o acordado, o mercado não confia plenamente na habilidade da Opep de manter o pacto.

Mas, nesta terça, o cartel disse que os países presentes no encontro "permanecem firmes em seu compromisso de manter" o acordo de novembro.

A reunião, acompanhada pela Rússia e Arábia Saudita, decidiu que os países "vão ajudar a facilitar a plena conformidade" com os cortes de produção, afirmou.

No mês passado, a Opep disse que havia "espaço para melhorar" o acordo e pediu para os países signatários manterem o pacto.

A nova reunião em Abu Dhabi tinha por objetivo "avançar ainda mais" na adesão aos cortes, disse a Opep nesta terça. Segundo o cartel, o encontro foi produtivo.

Emirados Árabes Unidos, Iraque, Cazaquistão e Malásia teriam expressado "apoio integral ao atual mecanismo de monitoramento" do acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação