Mundo

Após alerta máximo, furacão Franklin perde força no leste do México

A expectativa é que o fenômeno provoque precipitações entre 100 e 200 milímetros, com máximos isolados de 380 mm, afetando fundamentalmente Veracruz e os estados vizinhos de Puebla e Hidalgo

Agência France-Presse
postado em 10/08/2017 09:16
México, México - Franklin se degradou para tempestade tropical, nesta quinta-feira (10/8), depois de atingir o estado de Veracruz, no leste do México, como furacão de categoria 1 na quarta à noite. Após ganhar força em sua passagem pelo Golfo do México, o furacão Franklin entrou pela localidade de Lechuguillas, a cerca de 120 km do importante porto de Veracruz, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

Às 6h GMT (3h, horário de Brasília), o primeiro furacão da temporada no Atlântico registrava ventos de até 140 km/h e se desloca a 20 km/h, de acordo com o NHC. Três horas depois, o fenômeno perdia força e se degradava para tormenta tropical à medida que ingressava em território mexicano, provocando fortes chuvas com ventos de 110 km/h, apontou o NHC em seu boletim das 9h GMT.

[SAIBAMAIS]A expectativa é que o fenômeno provoque precipitações entre 100 e 200 milímetros, com máximos isolados de 380 mm, afetando fundamentalmente Veracruz e os estados vizinhos de Puebla e Hidalgo. "Essas chuvas podem causar inundações súbitas e deslizamentos ameaçadores para a vida", indicou o NHC.

Zonas de risco
O governador de Veracruz, Miguel Ángel Yunes, disse à emissora Televisa que "as zonas de maior risco são as zonas, onde temos rios de resposta rápida, rios que nascem nas montanhas perto da costa e que, com as descargas de água, podem crescer de maneira súbita". Na quarta-feira, foram suspensas aulas, atividades turísticas e navegações em Veracruz, em meio às evacuações preventivas do Exército e da Marinha.

Em Puebla, as autoridades estaduais declararam alerta vermelho e prepararam abrigos para a população. "As zonas de maior risco são Teziutlán, Huauchinango, Zacapoaxtla, Guadalupe Victoria e Coxcatlán. Nesses lugares, conta-se com um total de 572 abrigos temporários com capacidade para mais de 96 mil pessoas", disse o titular da Secretaria Geral de Governo de Puebla, Diódoro Carrasco.

Franklin ingressou na terça-feira (8/8) nas águas do Golfo do México ainda como tormenta tropical, após atravessar a península de Yucatán na véspera. A região foi atingida por fortes chuvas, mas não há registro de danos graves, nem de vítimas.

Por sua localização geográfica e ampla costa, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, o México é um dos países mais vulneráveis à passagem dos furacões, com pelo menos dez por ano. Em setembro de 2013, o impacto quase simultâneo dos furacões Ingrid e Manuel deixou 157 mortos em Guerrero (sul). Desse total, quase 50 pessoas foram vítimas de um deslizamento na localidade de La Pintada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação