Mundo

Estações de rádio de Guam disparam alerta de emergência por acidente

Vários ouvintes ligaram preocupados para a Polícia, depois que as estações emitiram o Sistema de Transmissão de Alerta de Emergência, informando um alerta de "perigo civil" à 0h25 (horário local)

Agência France-Presse
postado em 15/08/2017 08:29
[FOTO1]Hagatna, Estados Unidos - Os moradores de Guam levaram um grande susto na madrugada desta terça-feira (15/8), depois que duas estações de rádio dispararam acidentalmente alertas de emergência, indicando uma iminente ameaça, ou ataque, à ilha.

Vários ouvintes ligaram preocupados para a Polícia, depois que as estações emitiram o Sistema de Transmissão de Alerta de Emergência, informando um alerta de "perigo civil" à 0h25 (horário local). Mais tarde, confirmou-se que tudo não passou de um erro.

Em meio à escalada verbal com os Estados Unidos, a Coreia do Norte havia declarado que teria prontos, até meados de agosto, seus planos para lançar mísseis sobre Guam.

Hoje, a agência oficial de notícias norte-coreana, a KCNA, informou que o líder Kim Jong-un foi informado do plano, mas sugeriu que retardaria o lançamento dos mísseis.

"Moradores e visitantes devem permanecer calmos", declarou o conselheiro de Segurança Interna, George Charfauros. "Não há mudança no nível de ameaça. Tudo continua como antes", esclareceu.

Em nota, o órgão de Segurança Interna confirmou que "o teste não autorizado não estava ligado a qualquer emergência, ameaça, ou alerta" e que trabalha com as estações de rádio para "garantir que erros humanos não voltem a acontecer".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação