Mundo

EUA, Canadá e México começam a renegociar Nafta

No lançamento da primeira rodada de negociação do Tratado, negociadores dos três países concordaram na necessidade de atualizar o acordo, que inclui quase 500 milhões de pessoas

Agência France-Presse
postado em 16/08/2017 17:48
Estados Unidos, Canadá e México começaram nesta quarta-feira (16/8) a renegociar o acordo que, há 23 anos, aboliu suas fronteiras alfandegárias, algo crucial para a economia mexicana, mas cujo futuro o presidente americano, Donald Trump, colocou em dúvida.
No lançamento da primeira rodada de negociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) em Washington, negociadores dos três países concordaram na necessidade de atualizar o acordo, que inclui quase 500 milhões de pessoas.

Mas os Estados Unidos, quem mais estimulou essa revisão após ameaças de Trump de abandonar o pacto, foram enfáticos na necessidade de mudanças.

"As opiniões do presidente sobre o Nafta - que compartilho completamente - são bem conhecidas. Quero deixar claro que ele não está interessado em um mero ajuste de algumas disposições e uns poucos capítulos atualizados", destacou o chefe negociador dos Estados Unidos, o representante de Comércio Exterior Robert Lighthizer.

"Sentimos que o Nafta falhou fundamentalmente para muitos, muitos americanos e precisa de melhoras importantes", completou.

Trump fez do assunto um mantra de sua campanha eleitoral: "Vamos fazer grandes mudanças, ou nos livramos do Nafta para sempre", reiterou Trump, que o considera "um completo desastre para os Estados Unidos".

Washington questiona o déficit de sua balança comercial com o México, que desde a assinatura do acordo, em 1994, passou de um superávit de 1,3 bilhão de dólares para um déficit de 64 bilhões de dólares. Ele também critica a perda de vagas de trabalho qualificado por causa do fechamento de fábricas que preferiram se instalar no México para aproveitar a mão de obra barata local.

"Muitos dos que perderam seus empregos encontraram outros, mas ganham cerca de 20% menos, enquanto no México os salários caíram 9% desde o Nafta. Por isso, os mexicanos não podem comprar bens americanos", disse à imprensa o congressista democrata Tim Ryan nesta semana.

À prova

"O Nafta está à prova", afirmou o chefe da deleração mexicana, o secretário de Economia, Ildefonso Guajardo, otimista sobre a possibilidade de "renovar a aliança norte-americana".

"O processo que comneça hoje não se trata de olhar para o passado, mas para o futuro", disse, pedindo para "não romper aquilo que funcionou".

O Nafta é crucial para o México, que multiplicou por seis seu comércio com os Estados Unidos, país para o qual envia 80% de suas exportações, especialmente bens manufaturados e produtos agrícolas.

"México e Estados Unidos são como um ovo mexido: já não dá para separar a clara da gema", destacou em um painel Duncan Wood, diretor do Instituto de México, do "think tank" Wilson Center, citando um empresário mexicano que resumiu assim a interdependência das duas economias.

O risco de que os Estados Unidos abandonem o Nafta é real, lembrou o diretor emérito do Instituto Peterson de Economia Internacional (PIIE), Fred Bergsten.

"O fracasso é uma opção. Não gostamos de dizer isso. Não gostamos de pensar nisso, mas é verdade. E isso significa que é muito importante para (Canadá e México) manter em mente como seria caro para os Estados Unidos".

;Mais progressista;

O Canadá, por sua vez, pediu para tornar o acordo "mais progressista", com provisões sobre trabalho, gênero, populações autônomas e meio ambiente.

"Temos um poderoso interesse compartilhada em chegar a acordos mutuamente benéficos", disse a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland.

A revisão do mecanismo de regulação de controvérsias comerciais, conhecido como o "Capítulo 19", que permite julgar disputas relativos a dumping, será outro tema espinhoso.

Favorável ao Canadá, em particular no setor da madeira de construção, é ressentido pelos Estados Unidos, que vão tentar suprimi-lo.

Já o México aprovou no mês passado uma resolução para que seus negociadores resistam a qualquer eliminação possível.

Destinada a modernizar o acordo firmado antes da era da Internet, a revisão do Nafta não tem data para acabar, mas todas as partes preveem de sete a nove rodadas de negociações e esperam ter tido sucesso antes das eleições gerais e parlamentares do México, em julho de 2018, e das legislativas dos Estados Unidos, em novembro de 2018. Ambas as disputas eleitorais podem atrapalhar os debates.

A segunda rodada será na Cidade do México em 5 de setembro, e a terceira, no Canadá, em data ainda não anunciada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação