Mundo

Presidente da Colômbia critica a "ditadura" de Nicolás Maduro na Venezuela

Santos, que nos últimos dias intensificou as críticas a Maduro e não descarta a possibilidade de romper relações com a Venezuela, afirma que "não pode entronizar-se e perpetuar-se uma ditadura no centro da América Latina"

Agência France-Presse
postado em 17/08/2017 08:46
Santos recorda que advertiu há sete anos o antecessor e mentor de Maduro, Hugo Chávez, que o modelo que estimulava não teria êxito

Madri, Espanha
- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pediu à comunidade internacional que pressione "cada vez com mais força" para restabelecer a democracia na Venezuela, em um artigo publicado no jornal espanhol El País no qual critica a "ditadura" de Nicolás Maduro.

No texto, que tem como título "Choramos por ti, Venezuela", Santos lamenta que no governo Maduro "ao lado da economia, a democracia também foi destruída (...), a corrupção se converteu em voz corrente do regime e o respeito pelos direitos humanos deixou de existir".

[SAIBAMAIS]Santos, que nos últimos dias intensificou as críticas a Maduro e não descarta a possibilidade de romper relações com a Venezuela, afirma que "não pode entronizar-se e perpetuar-se uma ditadura no centro da América Latina". "Os países da região e da comunidade internacional que defendem os valores da paz e da liberdade devem seguir pressionando, cada vez com mais força e com ações efetivas, por um rápido restabelecimento, oxalá pacífico, da democracia nesta grande nação", escreve o presidente da Colômbia.

Santos destaca, no entanto, que a posição de Bogotá sempre "foi a de ajudar a buscar uma saída negociada" para a grave crise venezuelana, recordando que a "Colômbia é o país que mais tem a ganhar ou perder" com o que acontecer na nação com a qual compartilha 2.200 km de fronteira.

No texto, Santos recorda que advertiu há sete anos o antecessor e mentor de Maduro, Hugo Chávez, que o modelo que estimulava não teria êxito. Ele pergunta sobre o fracasso e descreve a crise econômica venezuelana, com uma severa escassez de alimentos e remédios, além da maior inflação do mundo.

Mas Santos destaca que com "humor" manteve uma relação "cordial" com Chávez "até seu último dia, a pesar de nossas profundas divergências", porque era "o que era conveniente aos dois povos" e era chave para alcançar a paz na Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação