Mundo

Agressão a facadas deixa pelo menos um morto e oito feridos na Finlândia

Ataque ocorreu na cidade de Turku. Testemunhas disseram ter visto corpos estendidos no chão

Agência France-Presse
postado em 18/08/2017 12:57
Ataque ocorreu na cidade de Turku. Testemunhas disseram ter visto corpos estendidos no chão

Várias pessoas foram esfaqueadas em Turku, na Finlândia, pelo menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas. Um suspeito foi detido - anunciou a polícia local, acrescentando que outros "eventuais" suspeitos estão sendo procurados.

"A polícia disparou nas pernas do suposto autor do crime. A pessoa foi detida. Recomendamos evitar o centro de Turku", escreveu a polícia no Twitter, sem mencionar um número exato de vítimas.
[VIDEO1]

As motivações do ataque ainda são desconhecidas. "O governo acompanha de perto a situação em Turku e a operação policial em curso", tuitou o premiê Juha Sipil;.


Segundo a emissora de televisão MTV3, a Polícia reforçou a segurança no aeroporto de Helsinki e nas estações de metrô. A rede de televisão pública Yle informou que o centro da cidade foi isolado. Testemunhas disseram ter visto corpos estendidos no chão, em uma zona muito movimentada dessa cidade de tamanho médio do oeste da Finlândia. Turku já foi capital do país.

As lojas fecharam as portas após o incidente. Em 2012, um homem com uma faca se aproximou do então primeiro-ministro finlandês em uma rua de Turku. O homem, que não demonstrou agressividade e sofria visivelmente de uma perturbação psicológica, não foi julgado.

Nível de risco de atentados


Em junho, os serviços de segurança finlandeses (Supo) elevaram em um grau o nível de risco de atentados no país, depois de tomar conhecimento de projetos de envergadura "relacionados com o terrorismo" na Finlândia.

Esse risco, até então considerado "baixo", é agora "elevado", ou seja, o segundo nível de uma escala que vai até quatro.

Em 2012, um homem com uma faca se aproximou do então primeiro-ministro finlandês em uma rua de Turku. O homem, que não demonstrou agressividade e sofria visivelmente de uma perturbação psicológica, não foi julgado.

No final de 2016, um vereadora e dois jornalistas morreram, vítimas de disparos em uma cidade próxima à fronteira russa. O incidente expôs o problema das armas de fogo na Finlândia, onde sua posse é bastante disseminada.

As forças de segurança prenderam rapidamente um homem apontado por várias testemunhas como o assassino.

O ataque desta sexta aconteceu um dia depois de dois atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Catalunha. Na véspera, uma van investiu contra uma multidão de pedestres no centro de Barcelona, deixando pelo menos 13 mortos e mais de 100 feridos. Horas depois, um carro atropelou várias pessoas em Cambrils, 120 quilômetros ao sul de Barcelona. Uma pessoa morreu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação