Mundo

Assembleia Constituinte da Venezuela assume as funções do Congresso

A medida autoriza o Congresso a emitir atos parlamentares em forma de lei

Agência Estado
postado em 18/08/2017 13:49
A medida autoriza o Congresso a emitir atos parlamentares em forma de lei
Assembleia Constituinte que rege a Venezuela com poderes absolutos decidiu por unanimidade nesta nesta sexta-feira assumir as funções do Parlamento controlado pela oposição.

O órgão decidiu "assumir as competências para legislar sobre as matérias dirigidas diretamente a garantir a preservação da paz, da soberania, do sistema sócio-econômico e financeiro , os bens do Estado e a preeminência dos direitos dos venezolanos", segundo o decreto.

O acordo, que inclui o poder de ditar leis, foi acertado em uma sessão à qual se negou assistir a junta diretora do Parlamento, que foi convocada na véspera pela presidente da Assembleia Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez.

"Ordem"


O decreto recordou que "todos os órgãos do poder público se encontram subordinados à Assembleia Nacional Constituinte", o que foi desconhecido - acrescentou - pelo Congresso, cujos presidentes não compareceram à sessão.

"Não vamos permitir mais desvios de poder. Chegou a Constituinte para por ordem", proclamou Rodríguez antes da leitura do acordo.

Em uma carta aberta, a junta diretora do Parlamento reiterou que desconhece "a fraudulenta Assembleia Nacional Constituinte, seus mandatos e todos os atos emanados da mesma".

"Não compareceremos ante a mentira constituinte. Não estamos obrigados a fazer isso", anunciou o bloco opositor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação