Mundo

Vítimas dos atentados na Catalunha são de 35 nacionalidades

Horas depois do atentado em Barcelona, um carro atropelou pedestres no passeio marítimo de Cambrils, 120 km ao sul de Barcelona

Agência France-Presse
postado em 18/08/2017 15:23
As vítimas dos atentados cometidos na Catalunha são de pelo menos 35 nacionalidades: 14 pessoas morreram - 13 em Barcelona e outra no ataque em Cambrils - e mais de 100 ficaram feridas.

As vítimas são de nacionalidades alemã, argelina, argentina, australiana, austríaca, belga, marroquina, canadense, chinesa, colombiana, cubana, equatoriana, egípcia, espanhola, americana, filipina, francesa, britânica, grega, holandesa, taiwanesa, hondurenha, romena, húngara, irlandesa, italiana, kuwaitiana, macedônia, mauritânia, paquistanesa, peruana, dominicana, turca e venezuelana, segundo um balanço provisório da Defesa Civil catalã.

Por outro lado, o governo português informou que uma cidadã do país está entre os mortos em Barcelona.

Atentado em Barcelona

Mortos:

- ITÁLIA: dois italianos morreram e três ficaram feridos, segundo o ministro italiano de Relações Exteriores.

A filial italiana da empresa informática Tom;s Hardware anunciou em sua página web sobre a morte de um de seus funcionários, Bruno Gulotta, de 35 anos, atingido em cheio quando passeava junto com sua companheira e seus dois filhos pequenos.

A outra vítima, Luca Russo, de 25 anos, morador de Las Dolomitas, estava passando férias com a namorada em Barcelona.

- BÉLGICA: uma mulher de nacionalidade belga e originária de Tongres (leste, parte de fala flamenca) morreu nas Ramblas. Ela estava de férias com a família em Barcelona.

- PORTUGAL: uma portuguesa está entre os mortos no ataque em Barcelona, informou o primeiro-ministro, António Costa. A mulher, de 74 anos, estava acompanhada da neta, de 20.

- ESTADOS UNIDOS: o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, anunciou "a morte de um cidadão americano".

Feridos:

- FRANÇA: 28 franceses ficaram feridos, oito gravemente, segundo um novo balanço anunciado pelo ministro francês de Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.

- ALEMANHA/GRÉCIA: pelo menos "13 cidadãos alemães ficaram feridos" no atentado de Barcelona, "alguns com gravidade e com tanta gravidade que lutam pela vida", declarou o porta-voz do ministério alemão de Assuntos Exteriores, Martin Sh;fer. "Não podemos por enquanto nem confirmar, nem excluir se há alemães entre os mortos", acrescentou.

O consulado grego em Barcelona anunciou, por sua vez, que uma mãe de nacionalidade alemã foi hospitalizada em estado grave.

Seus dois filhos, com dupla nacionalidade greco-alemã, ficaram levemente feridos, segundo a mesma fonte.

- CUBA: quatro cubanos ficaram feridos no atentado de Barcelona e um quinto, que ficou ferido em Cambrils, já deixou o hospital, segundo a página web de informação oficial Cubadebate.

- EQUADOR: a chancelaria equatoriana informou que dois cidadãos do país sofreram ferimentos leves no atentado de Barcelona e "estão atualmente fora de perigo". Tratam-se de Katty Vargas Bonilla, hospitalizada e em observação, e Carmen Judith Romero, que recebeu alta e "atualmente se encontra em seu domicílio", detalhou.

- MARROCOS: três marroquinos, entre eles um menino de seis anos, ficaram feridos, informou o ministério marroquino de Relações Exteriores, detalhando que o menino se encontra em estado crítico.

- BÉLGICA: dois belgas foram hospitalizados, um deles em estado crítico, informou o ministro belga de Relações Exteriores, Didier Reynders.

- REINO UNIDO: "alguns" britânicos ficaram feridos nos ataques, informou à AFP uma fonte governamental.

- IRLANDA: uma família de quatro pessoas - um casal e seus dois filhos - ficou ferida no atentado. O pai, ferido no joelho, e seu filho - de cinco anos e que teve fratura em uma perna - ainda estão no hospital, detalhou o ministério irlandês das Relações Exteriores.

- HOLANDA: três holandeses estão feridos. "Estão fora de perigo e foram atendidos no hospital", informou o ministro de Relações Exteriores, Bert Koenders, em um comunicado.

- RÚSSIA: uma mulher russa ficou "levemente ferida", informou, em um comunicado, a agência russa para o turismo, a Russiatourism. "Ela recebeu ajuda médica no local, sem ser hospitalizada".

- ROMÊNIA: dois homens, de 33 e 42 anos, de nacionalidade romena, estão feridos e estáveis. Outro homem de nacionalidade romena ficou levemente ferido e já teve alta do hospital.

- ÁUSTRIA: uma austríaca ficou "levemente" ferida.

- HUNGRIA: uma mulher que ficou levemente ferida já deixou o hospital.

- MACEDÔNIA: um cidadão macedônio foi hospitalizado com uma fratura na perna, segundo comunicado do ministro de Relações Exteriores em Skopje.

- TURQUIA: um homem de negócios turco de 33 anos está hospitalizado com ferimentos nas pernas. Ele não corre risco de vida.

- TAIWAN: dois cidadãos de Taiwan foram hospitalizados "gravemente feridos".

Atentado em Cambrils

Pouco após a meia-noite, horas depois do atentado em Barcelona, um carro atropelou pedestres no passeio marítimo de Cambrils, 120 km ao sul de Barcelona.

O veículo bateu em um carro da polícia catalã, os Mossos d;Esquadra, e em seguida houve um tiroteio, segundo o governo regional.

Uma mulher não resistiu aos ferimentos, anunciou nesta sexta a Defesa Civil Catalã. Outras cinco pessoas também ficaram feridas, entre elas um policial.

Durante a operação, "cinco supostos terroristas" foram mortos pela Polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação