Mundo

EI usou empresas em Gales para enviar material militar à Espanha,diz jornal

Esse jornal assegura ter tido acesso a relatórios do FBI, que relaciona como essa organização jihadista supostamente enviou dispositivos tecnológicos, de estilo militar, à Espanha

postado em 20/08/2017 12:20
O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) usou uma rede de empresas que operava desde um escritório em Cardiff (Gales, Reino Unido) para enviar material militar à Espanha e financiar atentados terroristas no Ocidente, segundo divulga neste domingo o jornal The Sunday Times. As informações são da Agência EFE.

Esse jornal assegura ter tido acesso a relatórios do FBI, que relaciona como essa organização jihadista supostamente enviou dispositivos tecnológicos, de estilo militar, à Espanha, que nesta semana foi alvo de dois ataques terroristas perpetrados na Catalunha, com saldo de pelo menos 14 mortos.

Segundo esta informação, os dispositivos tecnológicos enviados à Espanha pelo EI poderiam estar vinculados ao desenvolvimento, por parte do grupo terrorista, de drones equipados com armamento, capazes de identificar "alvos".

O envio à Espanha foi feito durante o verão de 2015 e foi entregue em um endereço de Madri, assegura o jornal com base nos documentos judiciais dos Estados Unidos aos quais teve acesso.

Porém, não está claro quem recebeu o pedido e se o conteúdo enviado segue na Espanha ou foi levado a outro país, acrescenta o jornal.

O citado jornal indica que essa organização jihadista se serviu, também, de uma companhia para transferir milhares de libras em dinheiro a um extremista norte-americano estabelecido em Maryland (Estados Unidos), que mais tarde admitiria que sonhava em "cometer um massacre em uma igreja".

Concretamente, a empresa Ibacstel Electronics foi usada por militantes do EI para mandar um total de US$ 7,7 mil em 2015 a um homem chamado Mohamed Elshinaway, de 32 anos, que se declarou na passada semana culpado das acusações relacionadas com terrorismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação