Mundo

Suspeito admite que terroristas preparavam um atentado maior na Espanha

O juiz Fernando Andreu, depois dos interrogatórios, deve determinar que acusações apresentará contra eles pelos atentados reivindicados pelo grupo Estado Islámico

Agência France-Presse
postado em 22/08/2017 11:57
Flores e velas para homenagear as vítimas dos ataques de Barcelona e Cambrils na avenida da Rambla, em BarcelonaMadri, Espanha - Um dos quatro suspeitos dos atentados que deixaram 15 mortos na Catalunha, Mohamed Houli Chemlal, admitiu nesta terça-feira (22/8) a um juiz espanhol que ele e os demais integrantes da célula terrorista planejavam um atentado de maior envergadura.

Chemlal, ferido em uma explosão acidental em uma casa na região da Catalunha na qual o grupo fabricava explosivos, ato que teria precipitado os ataques, fez a afirmação diante de um juiz em Madri, relatou uma fonte judicial. Os quatro suspeitos sobreviventes da célula terrorista desbaratada pela polícia catalã foram levados nesta terça-feira à Audiência Nacional de Madri, jurisdição encarregada dos casos de terrorismo.

Os outros oito integrantes do grupo morreram, seis deles abatidos pela polícia e dois em uma explosão acidental em uma casa de Alcanar (200 km ao sul de Barcelona), onde o grupo fabricava explosivos para os atentados. Os detidos, Driss Oukabir, Mohammed Aallaa, Mohamed Houli Chemlal e Salh El Karib, foram levados em camburões da Guarda Civil escoltado por inúmeros carros da polícia.

O juiz Fernando Andreu, depois dos interrogatórios, deve determinar que acusações apresentará contra eles pelos atentados reivindicados pelo grupo Estado Islámico. Na audiência, que ocorre a portas fechadas, o juiz deverá dterminar que acusações serão apresentadas e se os suspeitos serão enviados para prisão provisória.

Ligações
A polícia investiga as possíveis ramificações da célula, já que vários de seus membros viajaram ao exterior. Ao menos um dos suspeitos, cujo nome não foi revelado, viajou a Zurique em dezembro, segundo a polícia federal suíça.

O imã marroquino Abdelbaki Es Satty, considerado o doutrinador do grupo e morto na explosão da casa de Alcanar, viajou à Bélgica entre janeiro e março de 2016. E o Audi A3 utilizado no ataque de Cambrils foi fotografado por um radar perto de Paris, em 12 de agosto, com quatro pessoas a bordo, de acordo com o ministro francês do Interior, Gérard Collomb.

Depois de uma intensa busca por toda a Europa o autor material do atropelamento em massa em Las Ramblas de Barcelona, marroquino Younes Abouyaaqoub, foi morto na segunda-feira em uma ação policial. Abouyaaqoub, de 22 anos, morreu 50 km a oeste da capital catalã, em uma área de vinhedos pouco povoada, onde foi visto por dois policiais que passavam por uma estação de trem.

[SAIBAMAIS]Quando foi confrontado, o suspeito "abriu o casaco e parecia usar um cinturão de explosivos, que eram falsos", relatou o delegado-chefe da polícia catalã, Josep Lluis Trapero. Abouyaaqoub gritou "Alá é grande" antes que os agentes o matassem.

Homenagens
Na cidade catalã, a mais turística da Espanha, as homenagens às vítimas se multiplicaram, com altares improvisados, flores e velas ao longo de Las Ramblas. A Espanha não vivia um episódio parecido desde março de 2004, quando uma série de bombas explodiram em trens em Madri, deixando 191 mortos, em um ataque reivindicado pela Al-Qaeda.

Na véspera, centenas de muçulmanos se manifestaram em repúdio ao terrorismo. "Somos muçulmanos, não terroristas", lia-se em um de seus cartazes. O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, fez um chamado à unidade, em um contexto de divisão entre Madri e Barcelona por conta do desejo do governo catalão de se separar, tendo como objetivo organizar um referendo sobre a independência em 1; de outubro.

Quatro dias após os ataques, as 15 vítimas fatais, sete mulheres e oito homens, foram identificados: cinco espanhóis, entre eles uma criança de três anos, um hispano-argentino, três italianos, dois portugueses, um belga, um americano, um canadense e um menino australiano-britânico de sete anos.

Continuam hospitalizadas 48 pessoas, das quais oito estão em situação crítica e 12 em estado grave, segundo o último balanço da Proteção Civil na Catalunha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação